O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) emitiu alerta de risco para o consumidor sobre duas marcas de azeite de oliva consideradas impróprias para consumo. De acordo com o órgão, a medida foi tomada após análises laboratoriais confirmarem a presença de outros óleos vegetais na composição dos produtos, o que está em desacordo com o regulamento técnico para a venda do alimento. As informações são da Folha de S. Paulo

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Entre novembro e dezembro de 2024, 30 mil litros de azeite das marcas Doma e Azapa foram recolhidos por apresentarem outros óleos vegetais na composição, informou o Mapa. Nesta semana, outros 10 mil litros do azeite da Azapa foram recolhidos em um centro de distribuição em Osasco, na Grande São Paulo. 

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Para o ministério, a comercialização dos produtos configura infração e os estabelecimentos que ainda venderem os azeites poderão ser responsabilizados.

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“O Mapa reforça que os consumidores que adquiriram essas marcas devem buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor, e que denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, indicando o local de compra”, diz trecho do comunicado feito pelo governo.

O que dizem as marcas 

Em nota, a Domazzi Importadora, responsável pela marca Doma, afirma que busca esclarecer a situação e tomará medidas cabíveis.

“A Domazzi esclarece que não realiza qualquer tipo de manipulação ou alteração nos produtos que importa. Assim que tomou conhecimento do caso, a empresa determinou imediatamente a retirada do produto das gôndolas e iniciou um processo de apuração junto ao fabricante chileno para esclarecer a situação e tomar as medidas cabíveis”, diz a nota. 

Já a Master ATS Supermercados, da Azapa, afirma que não é realizado qualquer tipo de manipulação ou alteração nos produtos importados e que, quando tomou conhecimento da irregularidade em questão, determinou a imediata retirada do produto de todos os pontos de venda do grupo.

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“A empresa Master ATS Supermercados LTDA. reitera o seu compromisso com a qualidade e segurança de todos os produtos ofertados em seus pontos de venda, bem como em manter sempre os mais altos padrões de qualidade, integridade dos produtos, transparência e respeitos com seus clientes”, diz em nota.

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