nsc
an

Animal raro

Baleia de espécie rara é encontrada encalhada e morre antes do resgate em Barra Velha

Baleia-bicuda da família Ziphiidae foi encontrada na manhã desta sexta-feira

08/10/2021 - 09h56 - Atualizada em: 08/10/2021 - 11h52

Compartilhe

Por Sabrina Quariniri
Animal foi encontrado vivo, mas morreu durante atendimento
Animal foi encontrado vivo, mas morreu durante atendimento
(Foto: )

Uma baleia-bicuda da família Ziphiidae foi encontrada encalhada na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha, Norte catarinense, na manhã desta sexta-feira (8). De acordo com a equipe de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), o cetáceo de espécie rara foi encontrado com vida, mas morreu antes do atendimento veterinário.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A equipe da Univali foi acionada por populares que avistaram o mamífero na faixa de areia. A população tentou empurrar o animal, ainda vivo, para dentro da água, mas a baleia não resistiu.

No local, os pesquisadores realizam o exame de necropsia para identificar a condição de saúde do cetáceo, as possíveis causas da morte e sua espécie. O que se sabe, até o momento, é que trata-se de uma fêmea sub-adulta, de 6,20 metros. 

Os biólogos, que seguem no local, reforçam para o público respeitar a área de isolamento da equipe técnica e evitar aproximações, pois o exame de necropsia envolve risco biológico. 

Além disso, por se tratar de um animal selvagem, há possibilidade de transmissão de doenças para os seres humanos. Por isso, a equipe que trabalha no local está devidamente equipada com acessórios para proteção individual.

Leia também

“Subsídio” do ônibus encolhe em Joinville; Justiça mantém decisão sobre fretamento

Jovem morre após acidente entre moto e caminhão na marginal da BR-101, em Barra Velha

Homens armados dão tiros contra agência bancária em tentativa de assalto em Barra Velha

Colunistas