nsc
dc

Meio ambiente

Baleia-franca avistada em SC com pedaço de rede na cabeça é monitorada; veja vídeo

Animal não apresenta lesões e está acompanhado do filhote

14/07/2020 - 11h26 - Atualizada em: 14/07/2020 - 11h36

Compartilhe

Lariane
Por Lariane Cagnini
baleia
Baleia já é conhecida pelos pesquisadores e retornou ao Estado nessa temporada
(Foto: )

Uma baleia-franca foi avistada na Praia da Robanceira, em Imbituba, com um pedaço de rede preso nas calosidades da cabeça. Os pesquisadores foram acionados para verificar o animal nesta segunda-feira (13), e constataram o enredamento através de vídeo, com a utilização de um drone. A baleia está acompanhada do filhote.

> Baleia nunca antes vista em Santa Catarina aparece morta em Palhoça

Apesar da presença da rede, o animal não apresenta ferimentos e não tem as atividades normais, como deslocamento e amamentação, comprometidas. O filhote também apresenta comportamento normal, segundo a equipe do ProFRANCA/Instituto Australis.

Os pesquisadores constataram que não é necessário tentar a retirada da rede, pois ela deve acabar se desprender sozinha do animal, como ocorreu em outras ocorrência parecidas.

> Baleia de 9 metros fica encalhada por 18 horas em praia de Florianópolis

Além disso, o procedimento para retirada de rede é arriscado e só deve ser realizado caso a baleia esteja comprometida, segundo o Instituto, pessoal treinado e devidamente equipado.

> Vídeo: baleia jubarte tem cauda amputada em SC e órgão federal investiga o caso

A baleia adulta é conhecida dos pesquisadores e já esteve em Santa Catarina em 2011. Ela está catalogada como a baleia B610. A temporada reprodutiva das baleias-franca inicia neste mês e vai até novembro, com pico de ocorrência em setembro.

Assista ao vídeo:

> Painel do Coronavírus: veja em mapas e gráficos a evolução dos casos em SC

Colunistas