nsc
an

Sem água

Balneário Barra do Sul fica três dias sem água e situação revolta moradores: "Terrível"

Comércios precisaram ser fechados por causa do desabastecimento, de acordo com a CDL

03/01/2022 - 09h54

Compartilhe

Sabrina
Por Sabrina Quariniri
Falta de água nesta época do ano é recorrente no município, segundo moradores
Falta de água nesta época do ano é recorrente no município, segundo moradores
(Foto: )

Desde o meio-dia de 31 de dezembro de 2021, moradores e turistas de Balneário Barra do Sul, no Norte de SC, sofrem com a falta de água na cidade. O problema já se estende por três dias e, até a manhã desta segunda-feira (3), ainda não havia sido resolvido. 

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

​Segundo um morador, que pediu para se identificar apenas como Jorge, esta falta de água é recorrente no município nesta época do ano, principalmente pelo número de visitantes que chegam à cidade.  

— É terrível. Em outros anos já sofremos com este problema, mas agora chega a ser ridículo. São quase quatro dias sem água — destaca o homem. 

Outra moradora chegou a definir a situação como "descaso" e disse que familiares que a foram visitar precisaram ir embora mais cedo. 

— Todo mundo sem tomar banho, uma sujeira no banheiro... Um verdadeiro caos — relatou a mulher. 

Situação afetou comércios

Além das casas, segundo moradores, a situação foi tão grave que o desabastecimento chegou a afetar comércios da cidade, que precisaram fechar as portas. 

— Como é que a gente faz? E o comércio que fecha as portas que não tem condições de abrir? Na época que pode ganhar dinheiro, não pode abrir por falta de água — se indigna Jorge. 

A Câmara de Dirigentes Lojistas do município, inclusive, se pronunciou sobre o assunto e garantiu que vai cobrar a Casan, responsável pelo abastecimento de água na cidade, pelo "cumprimento das suas obrigações". 

"Precisamos urgente de novos reservatórios, essa é uma alternativa para que o problema não volte a acontecer", escreveu a CDL. 

A prefeitura de Barra do Sul também lamentou o caso e confirmou que, nesta manhã de segunda-feira, secretários se reunirão com a ger~encia da companhia de água para entender o ocorrido e garantiu que o contrato assinado com a empresa em 2019 será revisto. 

"Serão tomadas todas as medidas necessárias para que esse problema não aconteça mais na cidade", finaliza a nota. 

Falta de chuvas e consumo elevado

Na manhã de domingo (2), a Casan emitiu um comunicado informando que o problema foi causado devido à falta de chuvas associada a um elevado consumo de água durante as festas de final de ano e problemas operacionais nos poços de captação da água. 

Ainda conforme a companhia, técnicos da agência local identificaram baixa produção do sistema e uma equipe especializada de Florianópolis se deslocou à cidade. Além disso, segundo a Casan, durante a madrugada de domingo, foi realizada a substituição das bombas de captação e a vazão do sistema foi recuperada. 

"A normalização está ocorrendo de forma gradual, por esse motivo a Companhia pede a colaboração da população para uso consciente da água", termina a nota. 

Leia também

> Como será a vacinação contra Covid em Joinville neste início de 2022

> ​Ministério diz que vacinação de crianças deve começar em janeiro

> ​Vacinas aumentam proteção de quem já teve Covid-19, diz estudo

Colunistas