Balneário Camboriú se tornou a primeira cidade do Brasil ao ter uma Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada. A autorização, concedida ao Atracadouro Barra Sul pela Receita Federal, permite que a cidade receba cruzeiros internacionais com controle aduaneiro local, possibilitando o embarque e desembarque de passageiros vindos do exterior.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Até então, cruzeiros internacionais que passavam por Balneário Camboriú ficavam fundeados, e os passageiros poderiam descer momentaneamente para aproveitar a cidade. No entanto, era necessário que os ocupantes voltassem para o navio, já que o embarque ou desembarque oficial só poderiam acontecer em outras cidades.
A portaria oficializando a medida foi publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (7), e já está em operação. No entanto, segundo o Atracadouro Barra Sul, não há ainda nenhum navio com embarque e desembarque previsto. Isso depende principalmente das empresas de navios de cruzeiros.
A novidade deve impactar positivamente a economia local, atraindo viajantes de diversas regiões para embarques, o que beneficiará setores como hotelaria e comércio. Para possibilitar o alfandegamento, o investimento foi de R$ 10 milhões, feito pelo Grupo Tedesco, que mantém o atracadouro. São novas salas e equipamentos para operação da Receita Federal, assim como no treinamento de funcionários.
Continua depois da publicidade
— Essa conquista nos motiva, pois se soma ao fluxo de turistas que já recebemos pelo mar desde 2017 — destaca Juliana Tedesco, diretora do Atracadouro Barra Sul.
Com o alfandegamento, Balneário Camboriú passa a oferecer um ponto oficial de embarque, partida e chegada para cruzeiros internacionais. A situação é um pouco diferente de Itajaí, onde isso já poderia acontecer: no porto da cidade vizinha, o alfandegamento é permitido também para navios de carga. Em Balneário Camboriú, portanto, a autorização é apenas turística — a primeira do Brasil.
Rota dos cruzeiros passa por Balneário Camboriú
Desde 2017 Balneário Camboriú integra a rota de transatlânticos e tem se consolidado como um dos destinos marítimos mais importantes do país. Em outubro de 2023, a cidade foi reconhecida no Prêmio Krooze Awards como uma das Melhores Escalas de Cruzeiros da Temporada Brasileira de 2023/2024.
Somente nesta temporada, que começou em novembro de 2024 e vai até abril deste ano, a cidade prevê receber 62 escalas de navios de passageiros. Com a nova estrutura, a expectativa é que o fluxo de cruzeiros e passageiros cresça ainda mais.
Continua depois da publicidade
Em todo o Estado, as cidades de Itajaí, Porto Belo e São Francisco do Sul receberam escalas nesta temporada.
Leia também
Água suja saindo de cruzeiro em Balneário Camboriú repercute — mas não é o que parece
FOTOS: Cruzeiro de luxo que passa por praias de SC tem quartos por R$ 23 mil