O restaurante Raízes, especializado em frutos do mar, prepara a abertura da terceira unidade, que será a primeira fora da Grande Florianópolis. O estabelecimento tem uma unidade badalada na charmosa praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, fundada em 1989, e uma segunda unidade na via gastronômica do bairro Coqueiros, em Florianópolis, inaugurada em 2023. Agora, o empreendimento vai abrir uma filial no píer Oporto, nova atração turística de Itapema, no Litoral Norte, que teve a data de inauguração confirmada esta semana para 22 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Com mais de três décadas de história, o restaurante começou como um bar com estrutura improvisada e pouco conhecimento no ramo. O início foi marcado por tentativa e erro, testes e muita vivência até que o restaurante ganhasse forma. Após anos vendendo lanches, pizzas e marmitas, o casal decidiu, no início dos anos 2000, focar nos frutos do mar, uma escolha que refletia as origens e afinidade com o litoral.

Veja fotos do restaurante

— Fui criada perto do mar, e meu marido também já foi pescador. Começamos sem muito conhecimento na área, então tudo foi na base da experiência. Depois de um tempo decidimos focar no que eu mais gostava de preparar: frutos do mar. Foi assim que o Raízes começou a tomar corpo — relembra Josiane Machado, a chef Jô, força por trás do restaurante.

A unidade do Raízes em Itapema deve levar à cidade do litoral Norte o estilo contemporânea, com cuidado com os ingredientes, mas uma proposta inédita na cidade: ser o primeiro restaurante a servir ostras in natura, direto de um aquário próprio, garantindo frescor e sabor. O cardápio também trará drinks autorais criados com ingredientes locais, pensados para harmonizar com os pratos à base de frutos do mar criados pela chef Jô.

Continua depois da publicidade

Quem é a chef Jô Machado

Jô nasceu na maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, viveu em Biguaçu, Tijucas e cresceu na praia de Palmas, onde decidiu empreender. O hábito de cozinhar foi desenvolvido ainda com a família. Mais tarde, ao lado do marido Vilmar, abriu o bar Raízes, que depois deu forma ao restaurante badalado, que se tornou referência em frutos do mar e passou a ser reconhecido entre os melhores do Estado.

Com uma trajetória marcada por viagens pelo Brasil e trocas de saberes com mulheres de diferentes regiões, Jô construiu uma relação profunda com a comida como expressão de afeto.

— Cozinha afetiva é minha paixão. Quando ensino meus colaboradores, gosto de salientar que temos que sentir o sabor do ingrediente, um peixe, por exemplo, deve ter frescor e leveza. Amo quando minha comida faz sentir aquele afeto de casa, aquela boa lembrança da infância, um lugar especial. Isso é o que acredito quando abro as portas do Raízes todos os dias — afirma.

Além da unidade do Raízes, o Píer Oporto terá mais de 50 operações comerciais, entre lojas e restaurantes. A inauguração foi confirmada para 22 de dezembro deste ano. O projeto consiste em uma estrutura feita “dentro da água”, com vagas de estacionamento, áreas de convivência e roda-gigante, com a promessa de se tornar um novo cartão-postal do litoral de SC.

Continua depois da publicidade