nsc
an

Saneamento básico

Barra Velha pode decretar situação de emergência por falta de água  

Vistoria é realizada nesta segunda-feira (27) no município  

27/04/2020 - 17h02

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Nível de água em reservatórios está abaixo do normal
Nível de água em reservatórios está abaixo do normal
(Foto: )

A Defesa Civil de Barra Velha e a Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente) recebem, nesta segunda-feira (27), a Defesa Civil do Estado para realizar vistoria conjunta no município. O motivo é a falta de água na cidade que possibilita decreto de situação de emergência. Conforme a Defesa Civil de Barra Velha, está sendo realizada abertura de registros para distribuição de água para algumas regiões a cada quatro horas, ação que, conforme a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), tem sido o suficiente para o racionamento de água.

Ainda segundo a Casan, um fato que chama a atenção é que a lagoa reserva está quase seca e isso nunca havia acontecido. Além disso, o nível do Rio Itinga está baixo, assim como os reservatórios. Conforme o órgão, a chuva de hoje ajuda a diminuir os intervalos das aberturas de registro para racionamento de água, mas não soluciona o problema.

A Defesa Civil informou que aguarda os laudos da Casan de Barra Velha para realizar o pedido de decreto de situação de emergência nesta terça-feira (28). O pedido será encaminha à Prefeitura do município.

Leia a últimas notícias da região Norte de SC.

Colunistas