Nesta segunda-feira (13), o Basquete Transforma SC Podcast disponibilizou mais um episódio do programa, que tem a proposta de falar do universo da bola laranja de forma divertida, bem humorada e com uma pitada de emoção. Para o programa desta semana, o convidado da vez foi o Presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Fábio Deschamps. O podcast está disponível no youtube do NSC Total e no Spotify.
Continua depois da publicidade
> Basquete Transforma SC lança podcast com personagens do esporte
Tendo uma vida de experiência dentro do mundo das cestas catarinenses – Deschamps é formado em direito com especialização em gestão esportiva e foi assessor jurídico da entidade por oito anos – o presidente destacou caráter transformador que o basquete tem no crescimento de jovens de diferentes realidades e como a FCB atua para levar esse espírito aos catarinenses.
– Nós sempre trabalhamos acreditando que as crianças que pisam numa quadra de basquete se transformam em adultos melhores. Então, além de visar no crescimento dos atletas profissionais, nós também focamos em ensinar os amantes do esporte a serem cidadãos melhores. Esse é o nosso principal objetivo – comentou.
Um dos exemplos concretos citados por Fábio é o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV), da FCB Social. Localizado na Vila União, no Norte de Florianópolis, é um espaço que atende 80 crianças, de 6 a 12 anos, no contraturno escolar com oficinas de artes, esporte, dança, música, informática e meio ambiente. Para realizar o projeto, a entidade conta com profissionais nas áreas de assistência social, educação física, educação social, cozinha, serviços gerais e zeladoria.
Continua depois da publicidade
Ao abordar as modalidades profissionais, Fábio celebrou a volta a todo vapor do basquete no calendário e também destaca os resultados que Santa Catarina vem obtendo até no cenário nacional.
– Depois de um período de muita aflição por conta da pandemia, nós conseguimos restabelecer nosso calendário sem muitas amarras em 2022 e todo o trabalho plantado pôde ser colhido na última temporada tanto no presente, como nos desempenhos das equipes daqui nos campeonatos brasileiros de clubes, quanto com as sementes do futuro, se lembrarmos das medalhas masculinas e femininas nas seleções estaduais de base – comemorou Fábio.
O terceiro episódio do Podcast já tem o convidado confirmado. Depois de Edsoul e Fábio Deschamps, o programa dará voz a Raphael Figueiredo, atleta de basquete 3×3.
Confira o segundo episódio
Leia também
Camila Morgado é a nova cara da Cresol
Vai praticar exercícios? Saiba os benefícios da hidratação durante os treinos