Para possibilitar que toda uma comunidade consiga fazer a prática segura, correta e saudável do basquete, o projeto Basquete Transforma SC tem investido em revitalizar quadras por Santa Catarina. A renovação desses espaços oferece aos moradores e interessados na prática esportiva a possibilidade de participar e assistir competições, o que promove a interação social e fortalece o senso de comunidade entre os vizinhos. Desta vez, a cidade que ganhou essa revitalização foi Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.

O novo espaço foi inaugurado no último sábado (2), e está disponível para todas as pessoas na Praça Genésio Miranda Lins, na Avenida Victor Konder, no bairro Fazenda. Para celebrar esse novo momento, um evento de inauguração aberto ao público foi feito para animar todo o público. Durante o evento, a quadra foi inaugurada com um campeonato de basquete 3×3, e contou ainda com a presença do DJ Gurpo e do MC Lucas Casxs.

(Foto: José Somensi)
(Foto: José Somensi)
(Foto: José Somensi)
(Foto: José Somensi)
(Foto: José Somensi)
(Foto: José Somensi)
(Foto: José Somensi)
(Foto: José Somensi)
(Foto: José Somensi)
(Foto: José Somensi)

Expressão do esporte

Uma das atrações que mais chamaram a atenção do público foi a criação, ao vivo, de uma arte de graffiti feita pela artista TITI. Ela conta que sua obra foi inspirada em uma série de imagens icônicas relacionadas ao basquete, incluindo uma representação de um arremesso do lendário jogador Michael Jordan.

— Para mim, como artista de rua, que encontrou seu espaço nos braços da cultura hip hop, o projeto representa a consolidação da arte de rua e do basquete de rua recebendo seu devido reconhecimento em espaços públicos, onde eles surgem e transformam vidas. Me sinto honrada por ter a oportunidade de fazer a frente com o graffiti, levando e enaltecendo minha cultura comigo onde eu for — comenta.

TITI é nascida em Porto Alegre, mas atua e mora em Santa Catarina há três anos. No estado, ela conta que está tendo a oportunidade de mostrar o seu trabalho em diferentes espaços, o que fortalece a própria atuação artística. Além da pintura de TITI, a quadra recebeu uma revitalização completa, e agora está apta para receber atletas de todos os perfis.

Basquete Transforma SC

Essa revitalização faz parte do Projeto Basquete Transforma SC, uma iniciativa conjunta entre a Federação Catarinense de Basquete (FCB), a Trimania e a NSC, que, desde 2021, busca destacar a importância do esporte como agente de transformação social na comunidade catarinense. O presidente da FCB, Fábio Deschamps, ressalta que o projeto é mais do que uma ação de incentivo, sendo uma forma de promover ainda mais a visibilidade do basquete em Santa Catarina. 

— O objetivo das nossas ações é incentivar o acesso ao esporte. Nós temos nossa função, a NSC tem a dela, juntos fazemos essas reformas para mostrar o quão viável é executar isso e incentivar que mais meios façam. O basquete tem o poder de revitalizar toda uma região, é cultura, é lazer, é arte. É um esporte que traz consigo um estilo de vida e, consequentemente, traz vida a esses locais — comenta o presidente. 

Saiba mais sobre o basquete catarinense no NSC Total.