A verdade é que nem Jonas Sulzbach, nem Juliano Floss deveriam sair neste décimo paredão do BBB 26. Prestes a formar o Top 10 do programa, este seria o momento ideal para eliminar as “plantas” da edição e, entre os três emparedados, Gabriela é quem melhor ocupa esse posto.

Continua depois da publicidade

Para ser justo, Gabriela não é uma planta convencional; a “panquequinha” é boa de barraco, ainda que suas brigas surjam sem motivo aparente ou por um sentimento constante de exclusão.

Juliano Floss, por sua vez, pode até ter menos tempo de tela que Gabi, mas protagoniza conflitos maiores e mais relevantes para a dinâmica do jogo.

O destino de Jonas: o peso do voto único

Mesmo assim, alguém precisa sair. A maioria das enquetes indica que o voto único por CPF deve selar o destino de Jonas, fazendo-o dar adeus à casa pela segunda vez. Após o terceiro lugar no BBB 12, Jonas corre o risco de sair antes do Top 10 no BBB 26, perdendo inclusive o apartamento que conquistou na liderança.

Continua depois da publicidade

Bom de prova, mas com dificuldades de convivência, Jonas apostou todas as suas fichas na conquista de imunidades e acumulou desafetos. No grupo de Ana Paula, brigou com quase todos, incluindo Juliano, Milena e Samira. Se for eliminado, os motivos são claros: Jonas se perdeu em alianças erradas e em falas polêmicas sobre a saúde mental de Milena, o comportamento de Juliano e o corpo de Ana Paula. Sai pelo peso das palavras e por uma dose excessiva de soberba.

Juliano Floss à sombra do protagonismo

Já uma eventual eliminação de Juliano Floss viria pelo fato de ele ter se tornado uma “sombra” na casa. Sem enredos próprios, ele orbitou primeiro em torno de Babu e, depois, de Ana Paula. Seu melhor momento foi fruto da escolha de outro participante: o convite para o Quarto Branco e o reencontro com Breno.

Fora isso, Juliano apenas acompanhou narrativas alheias. É uma estratégia válida, mas arriscada. Caso permaneça, ele ganha a chance de finalmente assumir o protagonismo e ditar o seu próprio ritmo no jogo.

Continua depois da publicidade

O erro do público e o Top 10 “Verde”

Embora Gabriela tivesse motivos de sobra para ser eliminada, ela deve passar despercebida por este paredão. Este é um erro estratégico do público, que muitas vezes prioriza embates imediatos em vez do entretenimento a longo prazo.

A saída de Jonas descarta a chance de um “paredão dos sonhos” contra Ana Paula. Além disso, a vitória de Juliano sobre ele apenas reforçaria que o dançarino não caminha com as próprias pernas, dependendo inteiramente de torcidas aliadas.

Com o Top 10 batendo à porta e nomes como Boneco, Marciele, Gabriela, Solange Couto e Samira garantidos, teremos uma reta final mais “verde” do que nunca. O jogo parece desenhar seu desfecho precocemente, mesmo faltando um mês para o fim.

Continua depois da publicidade

Siga votando na enquete do 10º Paredão do BBB 26

Quem você quer eliminar no 10º Paredão do BBB 26?

Quem são os participantes do Big Brother Brasil 26 (em ordem alfabética)