Um parto emergencial foi realizado dentro de uma ambulância em Morro da Fumaça, no Sul do Estado, na tarde desta quarta-feira (12). A gestante, de 34 anos, estava com 39 semanas de gestação e deu à luz a um menino. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado por volta das 16h para atender a ocorrência no bairro Naspolini. A mulher apresentava fortes contrações com intervalos de 25 segundos. Ela também relatou que houve a ruptura da bolsa amniótica. 

Segundo Danilo Viana, socorrista responsável pelo procedimento, a paciente foi levada de maca até a ambulância e, durante o deslocamento, o tempo da contração diminuiu. Dessa forma, a guarnição precisou estacionar a viatura em local seguro e iniciar o trabalho de parto.

— Ela disse que não aguentava mais, que iria nascer. Foi feita uma nova avaliação e vimos que o bebê estava coroando. Aí nasceu a criança, no meio do caminho. Tínhamos andado uns cinco quilômetros, ou menos — relata. 

Continua depois da publicidade

Após isso, a criança e a mãe foram conduzidos ao Hospital São Donato, em Içara. Os dois apresentavam quadros de saúde estáveis, conforme a guarnição. 

Danilo conta que esse foi o seu quarto parto realizado, e que esse tipo de ocasião é diferente da rotina habitual. 

— A equipe fica feliz, porque somos acostumados a atender as tristezas, como doenças e acidentes. Quando acontece um parto, é gratificante — completa. 

Leia também

Parto é feito em ambulância e bebê apressado nasce a caminho de hospital no Sul de SC

Técnico de enfermagem realiza dois partos com a mesma mãe em ambulância do Samu em SC

Bombeiros realizam parto de urgência em trajeto ao hospital em Araquari