Benedito Ruy Barbosa, autor de novelas que morreu nesta terça-feira (7) aos 95 anos, levou o Brasil rural, interiorano e os imigrantes para as telas do país inteiro. Conhecido por sucessos como Pantanal, Renascer, O Rei do Gado e Terra Nostra, o novelista era considerado um sinônimo de audiência e de grandes sagas.

Continua depois da publicidade

Sua primeira novela foi Somos Todos Irmãos, para a TV Tupi, na década de 60. Depois disso, fez alguns sucessos na década de 70, como Simplesmente Maria, Meu Pedacinho de Chão e Cabocla.

Na década de 80, se destacam Os Imigrantes, que ele escreveu para a TV Bandeirantes em 1981 e foi bem recebida pelo público e pela crítica. Na volta para a Globo, fez Paraíso, Voltei pra Você, De Quina pra Lua, Sinhá Moça e Vida Nova.

Continua depois da publicidade

Foi na década de 90 que Benedito alcançou suas maiores audiências. A primeira foi fora da Globo, com Pantanal, que escreveu para a extinta TV Manchete. A novela fez muito sucesso e chegou a incomodar a hegemonia da Globo na época.

Com o sucesso de Pantanal, retornou para a Globo e emplacou um fenômeno de audiência atrás do outro. Renascer em 1993, O Rei do Gado em 1996 e Terra Nostra em 1999.

Continua depois da publicidade

Na década de 2000, escreveu a problemática Esperança, que precisou abandonar na metade por problemas de saúde. Seus últimos trabalhos originais, com auxílio dos filhos, foi a minisérie Mad Maria em 2005 e Velho Chico em 2016.

Várias obras de Benedito já ganharam remake na Globo, como Cabocla, Sinhá Moça, Paraíso, Meu Pedacinho de Chão, Renascer e Pantanal, que anos depois de ter sido rejeitada na Globo, ganhou um remake na emissora de grande sucesso em 2022.

Continua depois da publicidade

Relembre clássicos de Benedito Ruy Barbosa