Bia Haddad (25°) venceu na manhã desta quarta-feira (17), a sul-coreana Dayeon Back (306°), pela estreia no WTA 500 de Seul, capital da Coreia do Sul. A brasileira sofreu com o cansaço de uma longa viagem, após a a eliminação nas quartas do SP Open, uma série de adiamentos por conta da chuva na Coreia, e mal-estar no fim da segunda parcial.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da número um do Brasil no SP Open 2025

A paulista marcou 2 sets a 0 sobre a adversária, com as parciais de 6/4 e 6/3, em 2 horas e 22 minutos. Com o resultado, Bia avançou às oitavas de final da competição.

Como foi o jogo entre Bia Haddad e Dayeon Back

Logo no início do primeiro set, Bia Haddad quebrou o serviço da adversária, pontuando com a devolução do saque. A brasileira salvou um duplo break point no quarto game e no sétimo conseguiu outra quebra, abrindo 5/2. Dayeon Back conseguiu se aproximar no placar, mas a número um do Brasil não deixou empatar os games e fechou o set em 6/4.

Na segunda parcial, a brasileira estava mais solta e sem dar chances da sul-coreana levar vantagem. Back cometeu alguns erros, aproveitados por Bia, e quase levou um pneu da adversária do Brasil, ou seja, perder por 6/0.

Porém, Bia Haddad vacilou no sexto game, desperdiçou quatro match points e viu Dayeon Back pontuar. A tenista da casa ainda venceu mais dois games, se aproximando em 5/3 da adversária. Na reta final, a brasileira sentiu um mal-estar, com tremores e ânsia, e precisou de atendimento médico. Apesar disso, voltou e fechou a parcial em 6/3, com vitória de 2 a 0.

Continua depois da publicidade

Próximo confronto

Agora, Bia Haddad deve enfrentar a jovem alemã Ella Seidel, pelas oitavas de final da competição. O jogo será na madrugada de quinta-feira (18), a partir das 3h10min, na Coreia do Sul.

A vitória da brasileira, e atual campeã do torneio, é importante para evitar uma queda expressiva na classificação. A competição de Seul distribui 500 pontos à vencedora, 325 para a vice-campeã e 195 para as semifinalistas.

Porém, a temporada da número um do Brasil tem sido marcada por altos e baixos. Bia chegou a fazer uma série de nove derrotas, entre janeiro e final de abril. E ficou quase dois meses sem vencer dois jogos seguidos, entre junho e agosto.

O último torneio da atleta foi o SP Open, na capital paulista, em que foi eliminada por Renata Zarazua nas quartas de final. Após o fim dos confrontos, a brasileira recebeu 54 pontos pela campanha e subiu da 27ª para a 25ª posição.

Continua depois da publicidade

Além da disputa no torneio de simples, Bia também vai competir na chave de duplas ao lado da alemã Laura Siegemund. Segunda principal favorita, a parceria vai estrear contra a indonésia Aldila Sutjiadi e a mexicana Giuliana Olmos.

O confronto deveria ter acontecido na noite de terça-feira (16), porém foi adiado e agora deve ser realizado também na quinta (18), a partir das 6h30min.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão