Policiais apreenderam pedras de crack, papelotes de cocaína, maconha, haxixe, dinheiro em espécie, balança de precisão e até munição de calibre 9mm. (Foto: PM, Divulgação)
Uma operação do 10º Batalhão da Polícia Militar terminou com oito prisões e uma apreensão de drogas no fim da tarde desta quinta-feira (28), em Blumenau. Um dos presos por tráfico de drogas até tentou subornar um dos policiais durante a abordagem e acabou enquadrado por corrupção ativa. A ação de repressão criminal e fiscalização de trânsito aconteceu nos bairros Passo Manso, Vorstadt e Centro.
Continua depois da publicidade
Foram colocadas barreiras policiais em pontos estratégicos dos bairros. Lá, aconteceram incursões e abordagens preventivas com foco no controle territorial, combate ao tráfico de drogas e reforço da segurança viária, de acordo com a Polícia Militar.
Sete presos foram em flagrante
Ao todo, 47 pessoas e 39 veículos foram abordados. A operação resultou em sete prisões em flagrante e uma prisão civil (quando a pessoa deve pensão alimentícia, por exemplo), totalizando oito presos. Um dos detidos em flagrante por tráfico de drogas usava uma tornozeleira eletrônica e já havia sido preso pela Polícia Militar dias atrás no mesmo lugar e pelo mesmo crime.
No total, os policiais apreenderam diversas pedras de crack, papelotes de cocaína, além de maconha e haxixe. Também foi apreendida a quantia aproximada de R$ 2 mil em espécie, uma munição calibre 9mm e uma balança de precisão.
Foram feitos 20 Autos de Infração de Trânsito (AIT), cinco Recibos de Recolhimento de Documento de Trânsito (RRDT) e dois Autos de Retirada de Veículo de Circulação (ARVC) durante a fiscalização. Dois destes Autos de Infração Administrativa foram lavrados contra pessoas que portavam droga para consumo pessoal.
Continua depois da publicidade
O porquê no nome dos bairros de Blumenau
1
Água Verde | O nome seria por conta de haver um ribeirão com muitas algas e musgos, o que deixaria a coloração esverdeada (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Badenfurt | Nome faz ligação aos imigrantes que vieram da região de Baden, na Alemanha, e se estabeleceram próximo à confluência do Rio do Testo com o Itajaí-Açu (Foto: Patrick Rodrigues)
Boa Vista | Por conta do morro que há no bairro e dá uma excelente visão para a região central de Blumenau (Foto: Google Street View, Reprodução)
Bom Retiro | De acordo com o pesquisador Adalberto Day (1953-2023), o nome do Ribeirão Retiro já constava no mapa de Blumenau em 1864 e, por conta da tranquilidade, deu-se o nome em 1956 (Foto: Patrick Rodrigues)
Centro | A mais simples das explicações, né? Trata-se do local escolhido para ser a sede da Colônia Blumenau e, portanto, o Centro da cidade (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Da Glória | Nome dado em 1938 pelo então prefeito José Ferreira da Silva por conta da localidade que era a sede do Clube Musical Glória. Até então, chamava-se Spetctiefe, “caminho lamacento” (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Do Salto | “Salto” nada mais é do que queda d’água, o que faz referência à região do Rio Itajaí-Açu onde o bairro se encontra (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Escola Agrícola | Por conta da criação, em 1940, da Escola Agrícola Municipal na localidade. (Foto: Google Street View, Reprodução)
Fidélis | É um aportuguesamento da palavra “fidel” da frase “fluss geht ganz fidel”, que quer dizer “o rio consegue mansamente” (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Fortaleza | Dizem que é porque havia em uma foz do ribeirão um rochedo semelhante a uma fortaleza, o que motivou o nome da localidade. O ribeirão, claro, também chama-se “Fortaleza” (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Fortaleza Alta | Bom, sem grandes segredos: é a parte próxima às nascentes do Ribeirão Fortaleza (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Garcia | Porque havia moradores que tinham vindo da região do Rio Garcia de Camboriú, quatro anos antes da chegada de Dr. Blumenau. Era a “gente lá do Garcia” (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Itoupava Central | Aqui começamos o início da saga das Itoupavas. Itoupava vem do tupi-guarani e significa “corredeira”. Ou seja, neste caso, o centro do Ribeirão Itoupava (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Itoupava Norte | Nas corredeiras ao norte do Rio Itajaí-Açu (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Itoupava Seca | As corredeiras do Rio Itajaí-Açu onde as pedras ficavam mais aparentes em tempos de estiagem (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Itoupavazinha | Um pequeno ribeirão com corredeiras (Foto: Google Street View, Reprodução)
Jardim Blumenau | Esse bairro é nada mais, nada menos, que a região da Alameda Rio Branco, área nobre da cidade. Ganhou o nome em 1956 por ser a região das casas com jardins (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Nova Esperança | Antes era conhecida como Morro do Abacaxi e até Toca da Onça, mas depois de uma votação popular virou Nova Esperança pelo número de migrantes (Foto: Google Street View, Reprodução)
Passo Manso | Região tranquila e mansa do Rio Itajaí-Açu (Foto: Google Street View, Reprodução)
Ponta Aguda | Esse também é simples de explicar: por conta da ponta que se forma na região da Prainha, na curva do Itajaí-Açu em pleno Centro de Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Progresso | Por conta das grandes empresas têxteis que se instalaram na região do “Alto Garcia”. Dizia-se que era onde o “progresso estava chegando”, por conta do desenvolvimento econômico (Foto: Patrick Rodrigues)
Ribeirão Fresco | Desde o início da colônia já se conhecida o local como “Solo Fresco”, em tradução livre do alemão, o que motivou a escolha do nome do ribeirão e, como consequência, do bairro (Foto: Patrick Rodrigues)
Salto do Norte | Salto significa queda d’água e, como consequência, este bairro é o lado mais ao norte do salto do Rio Itajaí-Açu (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Salto Weissbach | Bairro próximo à confluência do Ribeirão Branco, portanto o “Salto do Ribeirão Branco”. Não à toa, uma das ruas do bairro chama-se… Água Branca (Foto: Google Street View, Reprodução)
Testo Salto | Bairro próximo ao salto do Rio do Testo, perto de Pomerode (Foto: Google Street View, Reprodução)
Tribess | Em homenagem a um dos primeiros moradores da localidade que hoje é o bairro (Foto: Google Street View, Reprodução)
Valparaíso | Porque na localidade existia um loteamento chamado Valparaíso, justamente em homenagem à cidade chilena de mesmo nome (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Velha Central | Área mais ao meio do Ribeirão da Velha (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Velha Grande | Área mais elevada, com morros, do Ribeirão da Velha (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Victor Konder | Em homenagem ao político que tinha uma fazenda na região. Ele foi presidente da Câmara de Blumenau e, mais tarde, ministro da Viação (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Vila Formosa | Diz-se que foi em homenagem a um grande proprietário de terras que abriu um curtume na região. Não há detalhes de quem seria este homem (Foto: Google Street View, Reprodução)
Vila Itoupava | A vila mais afastada do vale do ribeirão das corredeiras (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)
Vila Nova | Bairro criado em 1956 ganhou esse nome porque a maior parte das casas construídas à época eram recentes (Foto: Google Street View, Reprodução)
Vorstadt | Em alemão, Vorstadt pode significar “entrada da cidade”, o que faz sentido porque o bairro é o primeiro em Blumenau para quem vem do litoral, ou “subúrbio”, em tradução livre (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)