A massa de ar seco e frio que está em atuação em Santa Catarina derrubou as temperaturas em todo o Estado, incluindo Blumenau, que teve o dia mais frio do ano nesta segunda-feira (11). Até então, a cidade não havia registrado menos de 10ºC, algo que mudou nesta manhã. Às 6h30min, o termômetro oficial do AlertaBlu marcou 9,6ºC, o menor número de 2026 até o momento. A sensação térmica chegou a 6,6ºC pouco antes das 7h.
Continua depois da publicidade
Considerando que a estação meteorológica do município está instalada no Parque Ramiro Ruediger, é possível que moradores tenham vivenciado temperaturas ainda mais baixas em outros pontos da cidade. Quem precisou sair cedo, teve de tirar o casaco guardado desde o ano passado e enfrentar o inverno fora de época.
Conforme a previsão do AlertaBlu, a “friaca” continua ao menos até quarta-feira (13), com mínimas entre 6 e 8ºC e máximas que não devem passar dos 21ºC nesta segunda e terça-feira (dias 11 e 12) e dos 25ºC nesta quarta (13).

O sol deve continuar ao menos até sexta-feira (15), quando está prevista a influência da circulação marítima na região, que favorecerá o aumento de nebulosidade e trará a possibilidade de chuva fraca.
As menores temperaturas de Blumenau em 2026
- 9,6ºC – 11 de maio
- 15,8°C – janeiro
- 17ºC – 11 de abril
Continua depois da publicidade
Primeira neve de 2026 aconteceu neste fim de semana
A primeira neve de 2026 ocorreu em Bom Jardim da Serra, por volta das 19h30min de sábado (10). A Defesa Civil do Estado confirmou o fenômeno, que chegou de forma tímida ao Estado.

