nsc
    santa

    Transporte coletivo na pandemia

    Blumenau amplia horários de ônibus aos sábados e anuncia retorno gradual aos domingos

    Mudanças devem entrar em vigor a partir do dia 7 de novembro

    26/10/2020 - 17h36 - Atualizada em: 26/10/2020 - 17h54

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Serviço ficou suspenso por semanas em Blumenau durante a pandemia
    Serviço ficou suspenso por semanas em Blumenau durante a pandemia
    (Foto: )

    A partir desta quarta-feira (28), os ônibus do transporte coletivo de Blumenau passarão a circular das 4h às 22h40, de segunda a sexta-feira. A prefeitura também anunciou nesta segunda-feira (26) a ampliação de horários aos sábados, a partir de 7 de novembro, e o retorno gradual do serviço aos domingos e feriados.

    > Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Conforme o divulgado, com a cobertura do serviço durante todo o dia as linhas exclusivas para os profissionais da saúde deixam de existir durante a semana. O novo horário de funcionamento representa um acréscimo de 1.782 viagens mensais em dias úteis. Aos sábados, as viagens, que hoje encerram no começo da tarde, ocorrerão das 3h45min às 21h30min a partir do dia 7.

    A gestão municipal também afirmou que haverá o retorno gradual aos domingos e feriados a partir do dia 8, mas não repassou detalhes desta retomada, disse apenas que a inclusão de horários e linhas nesses dias será definida com base na demanda de passageiros.

    As limitações no transporte coletivo têm relação com a pandemia de coronavírus. O serviço ficou interrompido de 18 de março até 14 de junho. Semanas depois da retomada, dispararam os números de casos, internações e mortes por Covid-19 em Blumenau. A partir de 14 de julho, os veículos foram obrigados a parar novamente, agora por 40 dias.

    A demanda caiu de 100 mil passageiros para menos de 10 mil por dia logo após a retomada, sendo que atualmente está operando com uma média de 30 mil passageiros por dia. A Seterb defende que todos os terminais contam com ônibus de apoio, que podem ser acionados quando a situação exigir. 

    As medidas de prevenção continuam em vigor. Os veículos passam por higienização constante nos terminais e os usuários encontram suportes com álcool em gel em todos os veículos. Os ônibus do transporte coletivo no município estão autorizados a circular com até 75% da ocupação. 

    Transporte exclusivo para a saúde

    A Seterb irá disponibilizar um ônibus de segunda a sexta-feira, às 7h15, saindo do Hospital Santo Antônio em direção ao Terminal da Fonte. Outro veículo, às 19h12, sairá da Pedro Krauss em direção ao Terminal da Fonte.

    O transporte seguirá sendo oferecido aos sábados, domingos e feriados, até que as novas ampliações entrem em vigor. O serviço é exclusivo para profissionais da saúde em geral, que atuam em Blumenau e são vinculados aos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina, Santo Antônio e PA da Unimed.

    Coronavírus em Blumenau

    Blumenau registrou nesta segunda-feira, 14.771 casos confirmados de coronavírus, 118 a mais em relação ao último boletim. Entre os casos positivos, 688 pacientes estão em tratamento. Outros 42 pacientes encontram-se hospitalizados, o que gera uma taxa de ocupação de 19% em UTIs e 14% em enfermarias. A cidade registra 159 óbitos decorrentes da doença.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas