Blumenau atingiu uma marca positiva em relação aos assassinatos ocorridos na cidade nos primeiros cinco meses de 2025: é o menor número dos últimos sete anos. Para a Polícia Militar, o índice em relação à quantidade de habitantes é semelhante ao de países europeus. Até agora, foram quatro mortes violentas no município, menos de uma por mês.
Continua depois da publicidade
— Quando você analisa Blumenau em níveis macros, os índices são excelentes. Quatro homicídios na metade do ano você está em padrão europeu. É 1,1 homicídio por 100 mil habitantes… — diz o comandante da PM em Blumenau, Heintje Heerdt.
Exceto a morte de um homem pela própria companheira durante uma discussão e da jovem Raibelys Forti, os outros dois óbitos tiveram relação com o tráfico de drogas e briga de bar, lembra o tenente-coronel.
Para chegar ao número, Heerdt destaca o envio de mais policiais a Blumenau neste ano, o que gerou um incremento de 10% no efetivo. Além disso, o batalhão fez uma reorganização das escalas para que houvesse mais agentes disponíveis em horários críticos. Com a maior presença da PM nas ruas, o impacto foi perceptível, sugere o comandante.
À frente da Delegacia de Homicídios de Blumenau, Bruno Fernando acrescenta que a Polícia Civil também tem intensificado a repressão, mas através das investigações. Desde 2022, o percentual de resolução dos casos está acima de 90%. Além de poucos ficarem impunes, os mandados de prisão estão sendo cumpridos com muito rigor.
Continua depois da publicidade
— A pessoa sabe que se cometer (assassinato) será descoberto e não ficará impune — avalia.
Nos últimos anos, os números de homicídio têm apresentado tendência de queda, especialmente desde 2023. Ainda assim, 2025 se superou. No ano passado, de janeiro a maio, houve o dobro de mortes. Em 2022, no mesmo período, o triplo.
Em relação a todos os tipos de ocorrências atendidas pela PM (12,1 mil entre janeiro e maio), pessoas em atitudes suspeitas e som alto estão no topo da lista dos principais motivos. A região Norte, das Itoupavas e Badenfurt, é a que acumula a maior fatia dos chamados. Porém, deve-se levar em consideração que são também os bairros mais populosos de Blumenau.
Homicídios em Blumenau de janeiro a maio
- 2019 – 17
- 2020 – 10
- 2021 – 6
- 2022 -12
- 2023 – 9
- 2024 – 8
- 2025 – 4
*Fonte: Polícia Militar.
Relembra casos chocantes de crianças mortas pelos pais em SC
Continua depois da publicidade
Leia mais
Motorista “amostradinho” dá de cara com a polícia e diversão termina mal em SC







