Blumenau vai castrar 2 mil cães e gatos gratuitamente. As cirurgias serão destinadas exclusivamente a animais abrigados em ONGs ou acolhidos por protetoras independentes da cidade. O investimento da prefeitura para a ação é de R$ 700 mil. 

Ou seja, em média R$ 350 por procedimento. 

> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

As castrações serão feitas no Setor 2 do Parque Vila Germânica dentro de uma carreta equipada pela empresa contratada. Os procedimentos vão ocorrer durante quatro dias: dois na primeira quinzena de junho e outros dois no começo de julho.

Para ser beneficiada, a ONG ou protetora deverá estar cadastrada junto ao Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combea). Quem quiser mais informações sobre como se cadastrar basta entrar em contato a Diretoria de Bem-Estar Animal.

Continua depois da publicidade

Neste momento não há previsão de mutirão de castração para animais da comunidade em geral. 

Cepread sem castrações 

O Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos, de responsabilidade da prefeitura de Blumenau, tem centro cirúrgico. O espaço passou por reforma e ampliação no ano passado, e ganhou duas mesas para operações. Mesmo assim, não há castração — nem nenhum outro tipo de cirurgia — no local há dois anos. 

O secretário de Meio Ambiente, Jefferson Voigtlaender, explicou em fevereiro ao Santa que o serviço foi interrompido por causa da pandemia e também em virtude de exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária. 

Entre as cobranças, segundo o governo municipal, está a necessidade de suporte 24 horas para os animais operados. Isso é necessário, por exemplo, para caso o animal apresente algum problema durante ou após a cirurgia e precise da assistência de um veterinário. 

Hoje o Cepread não tem esse profissional e nem convênio com clínicas que possam oferecer esse suporte. Enquanto a situação não é resolvida, a alternativa encontrada pela prefeitura foi contratar uma empresa para fazer o mutirão de castrações e dar vazão à demanda represada.

Continua depois da publicidade

Leia também

> Menina enfrenta frio e chuva para salvar cachorrinha ferida em Blumenau; vídeo

> Um a cada 20 casos de maus-tratos a animais vira condenação em SC

> Jesse e Shurastey estavam a dois dias do Alasca quando morreram nos EUA

Destaques do NSC Total