A Oktoberfest valoriza as tradições culturais, traz retorno financeiro a Blumenau e desperta orgulho na população, mesmo gerando mais trânsito, causando aglomerações nas ruas e aumentando os níveis de barulho pela cidade. Estas são algumas conclusões da mais recente pesquisa do Projeto Focus, da Furb, obtida com exclusividade pela reportagem do Santa. Os dados do levantamento sugerem que o morador local tende a suportar eventuais impactos negativos no dia a dia provocados pela festa em nome dos benefícios que ela proporciona.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Uma das 45 perguntas aplicadas no questionário, respondido por 1.190 pessoas com 16 anos ou mais ao longo do mês de novembro, resume essa relação de tolerância. Segundo a pesquisa, 44% dos moradores concordam em algum grau que o dinheiro e os empregos gerados na Oktoberfest são mais importantes do que qualquer inconveniente que a festa possa trazer. Os que discordam dessa afirmação somaram 27% e aqueles indiferentes a ela representaram 29%.
Leia também: Resultados da Oktoberfest Blumenau são de fazer inveja a eventos privados
Outro recorte aponta que 60% dos moradores avaliam que o turismo traz mais dinheiro para Blumenau do que qualquer outro setor da economia. Metade dos entrevistados concordaram que, graças à Oktoberfest, há mais instalações de lazer na cidade. E 55,5% estão certos de que a festa tem obrigação de gerar lucro para a prefeitura.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, a pesquisa Focus revela alguma incerteza na população sobre o tamanho do público que poderia vir à festa. O levantamento constatou que 41,7% dos blumenauenses acreditam que a capacidade máxima da cidade em receber turistas já foi atingida durante o evento. Trata-se de um contraste a outra pergunta do questionário, em que 46,4% dos moradores disseram concordar que há espaço para recepcionar ainda mais visitantes.
Impacto no dia a dia
Além dos impactos na economia e no turismo, a pesquisa Focus também buscou identificar como a realização da Oktoberfest afeta o dia a dia dos moradores. Uma percepção geral é de que os preços sofrem aumento durante a festa, afirmação em que 68,4% dos entrevistados disseram concordar em algum grau. Em outras questões, a maioria diz ver o tráfego de veículos, a quantidade de lixo, o barulho e a aglomeração nas ruas aumentarem durante o evento.
Leia mais: Oktoberfest Blumenau 2022 tem lucro milionário e histórico
Em contrapartida, 44,8% dos entrevistados disseram que o maior fluxo de turistas não prejudica o funcionamento da cidade – 28,4% responderam o contrário e 26,8% disseram que não concordam nem discordam de afirmação – e quase metade (43,8%) não soube dizer se a festa afeta a qualidade de serviços públicos. Embora a maior parte (42,5%) discorde que casos de vandalismo e depredações aumentam em Blumenau no período da Oktoberfest, 49,8% veem mais comportamentos delinquentes e impróprios ao longo de outubro.
Cultura valorizada
Entre tantos recortes da Pesquisa Focus, questões que relacionam a Oktoberfest Blumenau com a valorização das tradições germânicas são as de maior consenso entre os moradores. Cerca de 74% dos entrevistados concordam que, graças ao turismo, a herança cultural é mais valorizada e 83,4% dizem que cidade é reconhecida em todo o país pela cultura alemã manifestada nas festas.
Continua depois da publicidade
Leia também: Público da Oktoberfest Blumenau 2022 é o terceiro maior em duas décadas
Quase 82% também concordam que o apego às tradições alemãs é valorizado na Oktoberfest e em torno de 70% dizem que as atividades culturais durante a festa são frequentes. Por outro lado, o morador local ainda acredita que o turista pode ter outra imagem da cidade. Somente 51% entendem que o visitante realmente aprende sobre a Blumenau ao longo do período de estadia.
Festa aprovada
De uma maneira geral, o morador de Blumenau ficou satisfeito ou totalmente satisfeito com a Oktoberfest deste ano. Pontos envolvendo a segurança, a venda de ingressos, o cartão de consumo, a apresentação pessoal e a cordialidade dos atendentes, o atendimento em restaurantes, bares e lojas, a limpeza e o cardápio variado da gastronomia e de cervejas receberam mais de 70% de aprovação entre os entrevistados pela Pesquisa Focus.
Um dos raros pontos em que a insatisfação foi maior diz respeito aos estacionamentos, com 35,8% de reprovação. O levantamento, no entanto, não indica se a razão do descontentamento são os preços praticados, a oferta de vagas ou a distância dos locais até a Vila Germânica, por exemplo.
Alguns detalhes da pesquisa
O turismo traz mais dinheiro para Blumenau do que qualquer outro setor econômico
Discordo/Discordo totalmente: 17,4%
Continua depois da publicidade
Não concordo, nem discordo: 22,5%
Concordo/Concordo totalmente: 60,1%
O dinheiro e empregos gerados na Oktoberfest são mais importantes do que qualquer inconveniente que a festa possa trazer
Discordo/Discordo totalmente: 27%
Não concordo, nem discordo: 29,1%
Concordo/Concordo totalmente: 44%
Eu acredito que a cidade poderia criar políticas para trazer mais turistas
Discordo/Discordo totalmente: 11,5%
Não concordo, nem discordo: 21,3%
Concordo/Concordo totalmente: 67,2%
Os turistas realmente aprendem sobre a cidade quando nos visitam
Discordo/Discordo totalmente: 21%
Não concordo, nem discordo: 27,9%
Concordo/Concordo totalmente: 51,1%
Graças ao turismo nossa herança cultural é mais valorizada
Discordo/Discordo totalmente: 11,8%
Não concordo, nem discordo: 14,3%
Concordo/Concordo totalmente: 73,8%
As atividades culturais são frequentes durante a Oktoberfest
Discordo/Discordo totalmente: 8,3%
Não concordo, nem discordo: 22,4%
Concordo/Concordo totalmente: 69,4%
Os preços sofrem aumento durante a Oktoberfest
Discordo/Discordo totalmente: 12,8%
Não concordo, nem discordo: 18,7%
Concordo/Concordo totalmente: 68,4%
Os turistas se aglomeram prejudicando o funcionamento da cidade durante a Oktoberfest
Discordo/Discordo totalmente: 44,8%
Não concordo, nem discordo: 26,8%
Concordo/Concordo totalmente: 28,4%
Há aglomerações e ruas lotadas durante a Oktoberfest
Discordo/Discordo totalmente: 9,9%
Não concordo, nem discordo: 16,8%
Concordo/Concordo totalmente: 73,3%
Metodologia da Pesquisa Focus
Universo: população residente em Blumenau, com idade igual ou superior a 16 anos.
Continua depois da publicidade
Amostra: 1.190 entrevistados
Coleta de dados: novembro de 2022
Margem de erro*: 2,84 pontos percentuais
Intervalo de confiança: 95%