nsc
    dc

    Governo

    Bolsonaro anuncia Carlos Alberto Decotelli como novo Ministro da Educação

    Professor e economista assume a cadeira no lugar de Abraham Weintraub

    25/06/2020 - 14h38 - Atualizada em: 25/06/2020 - 14h56

    Compartilhe

    Lucas
    Por Lucas Paraizo
    Bolsonaro e o novo ministro da educação
    Bolsonaro confirmou a nomeação em uma postagem nas redes sociais
    (Foto: )

    O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (25) à tarde a nomeação de Carlos Alberto Decotelli da Silva como Ministro da Educação. Professor e ligado ao setor da economia, Decotelli assume a cadeira no lugar de Abraham Weintraub, exonerado no último sábado (20).

    Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha. Ele foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre fevereiro e agosto do ano passado, e depois atuou na Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação.

    Oficial da Reserva da Marinha, o professor Decotelli chegou a atuar com o ex-ministro Sergio Moro na criação do curso de Pós-Graduação em Finanças na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS), e com o ministro Paulo Guedes Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).

    Mais cedo, Bolsonaro comunicou Renato Feder, secretário de Educação do Paraná, de que ele estava fora do páreo. O secretário se reuniu ao menos duas vezes com o presidente. Um dos motivos que levaram o secretário a desidratar na bolsa de apostas foi o fato de ele ter sido um dos doadores da campanha de João Doria (PSDB-SP) ao governo de São Paulo em 2018.

    O professor Decotelli estava no governo Bolsonaro desde o início, e chegou a atuar durante o período de transição em Brasília. Ele será o terceiro ministro da Educação no governo Bolsonaro, depois de Vélez Rodriguez e Weintraub.

    *Com informações da Folhapress

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas