Sete equipes de bombeiros catarinenses foram enviadas ao Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas por conta dos fortes temporais que tomam o estado gaúcho desde segunda-feira (29). Conforme o último boletim da Defesa Civil, oito pessoas morreram e 21 estão desaparecidas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No total, 28 militares de SC foram deslocados nesta madrugada de quarta-feira (1°). As células são compostas por especialistas em todas as áreas de salvamento, treinados para atuarem em eventos desta magnitude.
As equipes foram equipadas para auxiliarem, principalmente, na busca e resgate em inundações ou enxurradas, e para intervenção em áreas de deslizamento.
Situação no Rio Grande do Sul
Continua depois da publicidade
O Rio Grande do Sul é atingido por fortes chuvas desde segunda-feira. De acordo com a Defesa Civil, 77 municípios registraram ocorrências. Seis mortes já foram confirmadas e 18 pessoas estão desaparecidas.
No total, de acordo com informações do g1, 19 mil pessoas foram afetadas pelos temporais. Dessas, 1.145 estão em abrigos e 1.431 desalojadas.
Duas das mortes ocorreram em Paverama, quando um carro foi arrastado pela enxurrada. A terceira foi em Pantano Grande, que vitimou um homem. Duas mulheres também perderam a vida, uma em Encantado e outra no limite entre Itaara e Santa Maria. A sexta vítima morreu em Salvador do Sul, após um deslizamento de terra destruir casas.
Já os desaparecimentos foram registrados em Candelária (oito pessoas), Encantado (seis) e Roca Sales (quatro).
Continua depois da publicidade
Em uma live nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que as ocorrências se assemelham às fortes chuvas que tomaram o RS em novembro do ano passado, em que cinco pessoas morreram e diversos estragos foram registrados.
Na noite de terça-feira (30), Leite pediu que o presidente Lula (PT) enviasse ajuda às cidades afetadas com “urgência”. O governo federal já enviou duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) a fim de resgatar pessoas ilhadas.
Leia também
Despedida do El Niño em SC terá maio chuvoso e início de inverno com pouca chance de neve
Bloqueio no Morro dos Cavalos para retirada de carreta provoca filas na BR-101