nsc
    santa

    Destruição

    Bombinhas decreta situação de emergência por danos causados pela chuva

    Enxurrada no fim de semana castigou cidades do Litoral de SC

    29/12/2020 - 12h41

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    "Achei que a cidade fosse derreter", disse o prefeito de Bombinhas
    "Achei que a cidade fosse derreter", disse o prefeito de Bombinhas
    (Foto: )

    Os estragos causados pela chuva no último domingo (27) em Bombinhas resultaram na decretação de situação de emergência na cidade. O município sofreu com alagamentos, deslizamentos de terra e ruas destruídas pela força da enxurrada. O prejuízo estimado é de R$ 20 milhões, conforme a prefeitura.

    ​> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Bombinhas foi uma das mais atingidas pela chuva neste fim de semana. No domingo foram registrados 125 milímetros no intervalo de apenas 6 horas, o que representa praticamente a média esperada para o mês inteiro. Pessoas ficaram ilhadas e outras tiveram de ser retiradas de locais de risco. A Defesa Civil ainda monitora as áreas.

    O decreto de situação de emergência ainda precisa ser homologado pela Defesa Civil estadual para liberação de verba. As informações são do portal G1

    Novos deslizamentos

    Como o solo está encharcado, existe a possibilidade de novos deslizamentos. A Defesa Civil pede que a população fique atenta a qualquer tipo de inclinação em postes e árvores. Os moradores devem prestar atenção também no aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

    O telefone da Defesa Civil é 199 e do Corpo de Bombeiros, 193.

    Chuvas em SC

    Os temporais castigam as cidades catarinenses neste mês. Há quase duas semanas 21 pessoas morreram no Alto Vale do Itajaí durante a tragédias que destruiu casas e ruas inteiras. Neste fim de semana o Litoral foi o mais afetado. Bombinhas, Balneário Camboriú e Florianópolis foram alguns dos municípios que registraram alagamentos e deslizamentos.

    Colunistas