Os usuários das redes sociais têm reclamado de bots (robôs) associados ao Jogo do Tigrinho, invadindo o Instagram e WhatsApp. As pessoas relataram estarem sendo seguidas e colocadas repentinamente em grupos por estes perfis voltados à divulgação do jogo, que é considerado ilegal no Brasil.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os perfis bots costumam ter nomes de usuário complexos, com letras, números e símbolos, além de fotos de perfil com o desenho do tigre, símbolo do jogo. Estas contas geralmente seguem milhares de pessoas e têm poucos seguidores.

No caso do Instagram, logo na biografia, o perfil garante pagamentos rápidos e bônus em dinheiro para novos jogadores. No WhatsApp, os grupos possuem centenas de pessoas, e os perfis enviam mensagens com as mesmas promessas.

Quem é influenciadora suspeita de enganar seguidores através do “Jogo do Tigrinho”

Continua depois da publicidade

As pessoas se sentem invadidas pelo recebimento massivo de notificações destes perfis, além de estarem vulneráveis à clicarem em links maliciosos que podem levar ao vazamento de informações pessoais, ou vírus.

Veja abaixo alguns relatos das invasões do Jogo do Tigrinho

Como se proteger

A Meta, dona do Instagram e WhatsApp, afirmou que trabalha para limitar o spam em suas plataformas e que proíbe conteúdos que possam enganar usuários. A empresa também recomendou denunciar perfis que possam violar suas políticas. Veja como denunciar os perfis e grupos do Jogo do Tigrinho no Instagram e WhatsApp:

Instagram

  1. Acesse o post ou perfil que você deseja reportar;
  2. Toque nos três pontinhos no canto superior direito;
  3. Depois, toque no botão “Denunciar”;
  4. Escolha a opção que mais tem a ver com o conteúdo. No caso do Jogo do Tigrinho, pode ser: “Spam”, “Venda de mercadorias regulamentadas ou ilegais”, ou “Golpes ou fraude”;
  5. A rede social pode pedir mais informações da denúncia. Escreva o que achar pertinente para finalizar e clique em “Enviar”.

Continua depois da publicidade

WhatsApp

  1. No aplicativo, abra a conversa com o contato ou grupo que deve ser denunciado;
  2. No Android, vá ao canto direito da tela e toque nos três pontinhos. Depois, em “Mais” e “Denunciar”;
  3. No iPhone (iOS), toque no nome do contato/grupo e, depois, “Denunciar (nome do contato/grupo)”.
  4. Em ambos os casos, o WhatsApp perguntará se você quer denunciar este grupo (ou o nome do contato). E aparece um aviso dizendo que as últimas cinco mensagens enviadas pelo contato ou grupos serão encaminhadas para a empresa e que ninguém no grupo será notificado.
  5. Por fim, clique em “Denunciar e bloquear”.

*Sob supervisão de Raquel Vieira

Leia também

Objeto misterioso aparece em montanha e vira caso de polícia nos EUA

Vídeo flagra drone lavando fachada de prédio na Grande Florianópolis: “o futuro chegou”

Destaques do NSC Total