Dois trechos da BR-470 serão elevados em Agronômica, no Alto Vale do Itajaí. A medida é necessária porque quando ocorre enchente na região a água acaba invadindo a rodovia e bloqueando a passagem de veículos em alguns pontos. No ano passado, por exemplo, um ônibus ficou preso no meio do alagamento e os bombeiros precisaram resgatar os passageiros de bote.

Continua depois da publicidade

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a elevação será executada no Km 148, próximo ao acesso a Laurentino, e no Km 150, perto do trevo de Agronômica. Os trabalhos começaram nesta semana com o corte de árvores às margens da BR-470, como mostra imagem abaixo, e a preparação do solo para obras de contenção.

(Foto: Dnit, Divulgação)

O trânsito nestes trechos pode ser interrompido em alguns momentos por causa das máquinas.

Continua depois da publicidade

A previsão é iniciar a elevação de fato em setembro, quando o nível do asfalto da BR-470 vai subir em até dois metros de altura. Para isso, as equipes do Dnit vão aplicar rochas sobre o asfalto atual e refazer a pavimentação na nova altura. Muros de pedras junto ao rio darão sustentação para a futura pista elevada. As obras também preveem refazer a sinalização horizontal e vertical.

Leia mais

Mau tempo atrapalha, e obra contra enchente no Alto Vale empaca a 3 meses do fim do contrato

Quais cidades do Vale vão receber casas para moradores afetados por enchentes

Vale do Itajaí vai receber meio bilhão de reais para obras contra enchentes; veja lista

Destaques do NSC Total