Pássaros cantando, árvores para todos os lados, e uma paisagem de tirar o fôlego: essa é a Cachoeira do Caldeirão, localizada no município de Biguaçu, na Grande Florianópolis. Com uma água cristalina e gelada, como de praxe de cachoeiras, o local ainda é considerado “secreto” até mesmo para moradores da cidade e das redondezas, mas encanta com a calmaria pós queda d’água, formando uma “piscina” natural.

Continua depois da publicidade

A Cachoeira do Caldeirão tem entrada gratuita e uma trilha considerada de nível fácil a moderado pelos aventureiros para acessá-la. Primeiro, é necessário deixar o carro, moto ou qualquer outro meio de transporte antes de um portão. Depois, o acesso é pela estrada, a pé. Com uma extensão de pouco mais de 1,5 quilômetros, a trilha tem uma elevação de até 86 metros, com uma duração de cerca de 40 minutos, contando ida e volta.

Veja fotos da cachoeira

Secreta até para moradores

Recentemente, a cachoeira tem sido muito comentada nas redes sociais, chegando a 590 mil visualizações em um só vídeo. Nos comentários, muitos usuários manifestaram interesse em conhecer o local, com moradores de Biguaçu afirmando que nunca ouviram sequer falar da cachoeira.

“Nossa, moro aqui perto e nunca vi nada assim, que lindo”, escreveu uma usuária. Outro usuário afirmou que mora no município há cerca de um ano, mas não sabia que tinha cachoeira na cidade. “Fiquei doido para ir agora”, disse.

Continua depois da publicidade

A “estranheza” em relação à existência da cachoeira acontece porque ela fica no bairro Guaporanga, mais afastado do Centro da cidade, perto de Tijuquinhas e do município de Governador Celso Ramos. Do Centro de Florianópolis, por exemplo, são cerca de 35 km de distância, seguindo pela BR-101.

Já do Centro de Biguaçu, são 16 km de distância, que podem ser percorridos em cerca de 20 minutos.

Veja como chegar ao local