O calorão voltou a Blumenau e em grande estilo. Na tarde desta sexta-feira (19), o termômetro oficial da cidade (no Parque Ramiro Ruediger) marcou 36,8ºC, a maior temperatura do verão 2023/2024 até o momento. Depois de dias mais agradáveis, a sensação térmica também bateu recorde nesta estação com o pico de 45,3ºC às 16h.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Foi preciso coragem para enfrentar o sol nas ruas de Blumenau nesta sexta. O abafamento atrelado a um dia de poucas nuvens não facilitou a vida dos milhares de trabalhadores da cidade. Pouca roupa, protetor solar, muita água e quem sabe até uma sombrinha viraram itens imprescindíveis nas últimas horas.

O contraste foi ainda maior porque na quinta-feira (18) os termômetros não passaram dos 25ºC, conforme dados do AlertaBlu. Ou seja, em menos de 24 horas a temperatura aumentou mais de 10ºC e a sensação térmica ficou quase 20ºC mais alta.

RELEMBRE: Blumenau tem o quarto dia seguido de sensação térmica acima dos 40°C; veja fotos

Continua depois da publicidade

Os números entram para os recordes deste verão, mas perdem para outros momentos de calor extremo. Em janeiro de 2019 Blumenau teve a maior sensação térmica que se tem registro no município: 48,2ºC. Também naquele mês houve uma das maiores temperaturas enfrentadas pelos blumenauenses: 41,6ºC.

O calorão desta sexta deve continuar no sábado (20), mas com mais nuvens. A partir de domingo (21), a situação muda um pouco pois a circulação marítima vai trazer ainda mais nebulosidade, possibilitando apenas algumas rápidas aberturas de sol. A previsão do AlertaBlu indica chuva fraca a qualquer momento do dia, com a temperatura mínima oscilando entre 21ºC e 23ºC e a máxima entre 26ºC e 28ºC.

Leia mais

Novo dono paga bolada e compra casarão “dos gatos” abandonado no Centro de Blumenau

Destaques do NSC Total