Para quem busca tratamentos para a alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, um estudo publicado na revista SkinMED traz boas notícias. A pesquisa revelou que o óleo de alecrim tem uma eficácia similar à do minoxidil a 2%, um tratamento amplamente utilizado.

Continua depois da publicidade

O ensaio clínico randomizado envolveu 100 pacientes e durou seis meses, com avaliações trimestrais. Durante o estudo, metade dos participantes aplicou óleo de alecrim no couro cabeludo, enquanto a outra metade usou minoxidil 2%.

No primeiro trimestre, os pesquisadores não notaram um aumento significativo na quantidade de fios em nenhum dos grupos. Contudo, a avaliação final, feita aos seis meses, demonstrou um progresso notável e conclusões muito positivas.

A deficiência do ferro pode ser a responsável pela sua queda de cabelo, veja sinais comuns

Continua depois da publicidade

Crescimento capilar significativo em seis meses

Após seis meses de uso contínuo, tanto o grupo do óleo de alecrim quanto o do minoxidil registraram um aumento expressivo na contagem de fios de cabelo. Ou seja, ambos os tratamentos se mostraram eficientes para estimular o crescimento.

A comparação direta entre os dois grupos não mostrou diferenças significativas nos resultados de crescimento capilar. Assim, o estudo fornece evidências de que o óleo de alecrim é tão eficaz quanto o minoxidil 2% para a AAG.

Vantagens do óleo de alecrim

Além da eficácia, a pesquisa analisou a segurança e a tolerabilidade. A coceira no couro cabeludo, um efeito adverso comum, foi relatada com muito mais frequência no grupo que utilizou o minoxidil em comparação com o grupo do alecrim.

Continua depois da publicidade

Por essa razão, os participantes que usaram o óleo de alecrim demonstraram maior satisfação com o tratamento. Desse modo, a terapia natural se destaca por apresentar um perfil de segurança mais favorável, com menos efeitos indesejados.

Leia também

A fruta exótica que esconde uma estrela perfeita e tem gosto de sobremesa

Quer mais sorte e dinheiro? As 5 plantas que o Feng Shui manda ter em casa

O fruto roxo do Brasil que protege o coração e a circulação