As semifinais do Campeonato Catarinense 2026 já estão definidas e, em um dos dois confrontos, Camboriú e Barra se enfrentarão pela primeira vez na história no mata-mata do estadual. Os times são de municípios vizinhos no Vale do Itajaí, mas nenhum deles jogará na cidade natal.
Continua depois da publicidade
Conheça os mascotes dos times do Campeonato Catarinense
A Cambura está treinando em Imbituba, no sul do estado, a mais de 150 quilômetros de distância de Camboriú, cidade em que o clube foi fundado em abril de 2003.
Ainda, o Tricolor da Baixada está mandando todos os jogos deste Catarinense em Florianópolis, no estádio Orlando Scarpelli. O motivo é que o clube não chegou a um acordo para o uso do estádio Roberto Santos Garcia, o “Robertão”, ex-casa da Cambura.
Na campanha em que chegou até a final do Catarinense, em 2022, o Tricolor também não mandou os jogos na cidade de fundação, jogando todo o campeonato no Estádio Municipal das Nações, em Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú é a casa do outro semifinalista, o Barra. Entretanto, em janeiro do ano passado, o Pescador inaugurou um complexo esportivo, onde se integra a Arena Barra FC, o centro de treinamento e sede oficial do clube.
A nova casa do Pescador é localizada no bairro Canhanduba, em Itajaí, na divisa com Balneário Camboriú. Ou seja, oficialmente, o Barra manda seus jogos no município vizinho, pouco mais de 2,5 quilômetros da cidade onde o time nasceu. O Pescador carrega o nome do primeiro bairro de Balneário Camboriú.

Camboriú e Balneário são cidades “mãe e filha”, e carregam uma história de quase 150 anos. Fundada em 5 de abril de 1884, Camboriú contemplava todo o território que, atualmente, representa os dois municípios.
Em 20 de julho de 1964, a então “Praia de Camboriú” desmembrou-se da cidade “mãe”, dando origem ao município de Balneário Camboriú. Atualmente, as cidades convivem em conurbação e locais sem divisas claras.
Continua depois da publicidade
Como Camboriú e Barra chegaram na semifinal
Após ficar em terceiro no grupo A na primeira fase, o Camboriú superou o Avaí nas quartas de final. No primeiro jogo, a Cambura perdeu por 2 a 1, no Orlando Scarpelli, mas conseguiu a remontada na partida de volta. O Tricolor venceu por 1 a 0 na Ressacada, e sacramentou a vaga nos pênaltis.
O Barra foi o quarto colocado do grupo B, só garantido o avanço ao mata-mata na última rodada. Nas quartas, o Pescador empatou por 1 a 1 em casa no primeiro jogo contra o Santa Catarina, e a vitória de 1 a 0 na volta garantiu o Barra na próxima fase.
Agora, Camboriú e Barra se encontram pela primeira vez na semifinal do Campeonato Catarinense. O primeiro jogo será com mando de campo do Camboriú, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A decisão é na Arena Barra FC, em Itajaí.
*Sob supervisão de Marcos Jordão













