O impacto das novelas na cultura brasileira vai muito além da tela. Muitas vezes, a trama, os personagens e, principalmente, acessórios e produtos que eles usam acabam virando uma verdadeira febre de consumo e vendas.
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Por exemplo em 2001, a novela O Clone popularizou a cultura árabe, e a protagonista Jade (Giovanna Antonelli) se tornou um ícone fashion. Seu anel-pulseira se tornou uma obsessão nacional e podia ser encontrado em joalherias e até em barraquinhas de camelô.
Ou até mesmo em 2003, quando a vilã interpretada por Claudia Abreu em Celebridade tinha como marca registrada suas gargantilhas. O acessório, que se tornava mais sofisticado à medida que a personagem enriquecia, virou uma tendência forte.
A verdade é que novelas sempre estiveram no horizonte quando o assunto é lançar tendências. Seja um corte de cabelo, acessórios, esmalte e até mesmo itens de moda, as novelas estão presentes no cotidiano dos brasileiros.
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Confira a lista de produtos e itens que viraram tendência

A novela Uga Uga (2000) trouxe para o cabelo das meninas os tererês dourados, popularizados pela personagem Bionda (Mariana Ximenes). O acessório virou moda e era facilmente encontrado em quiosques e lojas de acessórios.

Roque Santeiro (1985) conquistou o público com uma personagem que se destacou pela irreverência e estilo marcante: a Viúva Porcina (Regina Duarte). Seus turbantes viraram tendência e se tornaram o principal desejo das mulheres.

O acessório da personagem de Giovanna Antonelli em Salve Jorge (2012), virou febre no Brasil. A atriz encontrou o acessório para compor a personagem, e se tornou um dos itens mais pedidos da Central de Atendimento da Globo.
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Outro item de moda lançado pela personagem foi o esmalte azul. O tom, que ela na novela, se tornou o esmalte mais pedido do mês na Globo, e o sucesso foi tanto que a atriz lançou sua coleção de esmaltes, com um tom chamado “Frio na Barriga”.
Mas precisamos lembrar que Giovanna Antonelli é uma máquina de lançar tendências. Suas personagens são marcadas por sempre chamarem atenção na composição da caracterização.

E a personagem da atriz, Helô atacou novamente e com outra tendência: O cinto de duas voltas da delegada, com detalhes metalizados, foi um dos acessórios mais procurados pelo público na época.
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A Viagem (1994) foi uma das novelas recordistas de audiência no horário das 19h. O sucesso da trama fez com que a venda de livros sobre espiritismo aumentasse em 50%, segundo dados levantados na época por livrarias especializadas.

As meias de lurex com efeito metalizado com listras coloridas e usada com uma sandália de salto alto nada discreta por Júlia Matos (Sônia Braga) em Dancin Days (1978) viraram uma febre, sendo um dos figurinos mais marcantes das novelas.

O batom usado pela personagem Melissa (Paolla Oliveira) em Além Do Tempo (2015) foi um dos mais pedidos e impulsionou as vendas do produto.
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Caminho Das Índias (2009) foi um marco na TV e além da imersão na cultura indiana, um dos grandes destaques foi a caracterização dos personagens, especialmente os acessórios, como os maxi acessórios usados por Maya, personagem de Juliana Paes.
*Sob supervisão de Pablo Brito
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