Adotar atitudes conscientes no trânsito, respeitar o próximo e ter empatia é uma das formas de valorizar a vida e evitar consequências de acidentes nas estradas. Todas as semanas, hospitais que tratam de casos de ortopedia e traumatologia atendem pacientes que sofreram fraturas, contusões ou tiveram  sequelas mais graves causadas por acidentes, elevando a demanda para as emergências das entidades de saúde brasileiras. Nos casos mais graves, vidas são perdidas.

Continua depois da publicidade

Somente no ano passado, acidentes de trânsito ocorridos em rodovias federais deixaram mais de 6 mil pessoas mortas e 84 mil feridas no Brasil. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam alta incidência em estados como Santa Catarina, que contabilizou 9.535 feridos e 415 mortos.

Pensando nisso, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP), localizado em Lages, reforça a importância da Campanha Maio Amarelo, que busca a conscientização para redução dos acidentes de trânsito. A cor amarela faz uma referência ao sinal de atenção e advertência no trânsito. O movimento internacional busca, com integração entre entidades, setor público e empresas, pautar a necessidade de ações efetivas de engajamento para tornar o trânsito mais seguro, evitando acidentes. A nível nacional, a Campanha Maio Amarelo foi lançada oficialmente em Brasília, no dia 5 de maio, com o lema  “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. 

HNSP: Referência em Ortopedia e Traumatologia

Com equipe especializada e estrutura preparada, o HNSP é referência em Ortopedia e Traumatologia na região serrana.  Dr. Volnei Corrêa,  Ortopedista e Traumatologista  conta que o HNSP sempre foi referência em Ortopedia e Traumatologia porque sempre foi Hospital de referência no Trauma. 

— Isto levou o HNSP a necessidade de ter um serviço de Ortopedia e Traumatologia forte e competente.  Juntou a isso um Corpo Clínico de Médicos Ortopedistas que buscam o constante aprimoramento tanto do ponto de vista teórico como prático com técnicas modernas e de vanguarda no mundo — reforça o médico e cirurgião.

Continua depois da publicidade

Desta forma, o HNSP passou a ser habilitado, pelo Ministério da Saúde, para realização de cirurgias de Alta Complexidade em Ortopedia e Traumatologia, e também foi credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e Sociedade Brasileira de Ortopedia como Hospital formador de Ortopedistas através do Programa de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia.  

— Hoje o Hospital dá condições para que o Serviço de Ortopedia e Traumatologia consiga desempenhar seu trabalho de alta qualidade dando todo o suporte de atendimento aos pacientes quando chegam no hospital, para realização dos procedimentos cirúrgicos  e durante a internação quando necessário,  além  do atendimento pós operatório através do ambulatório para dar continuidade aos atendimentos pós alta hospitalar — completa.

Fraturas de membros inferiores possuem a maior incidência

Apesar de 2 mil pessoas serem atendidas todos os meses, o perfil epidemiológico de maior incidência é formado por pacientes masculinos, entre 21 e 31 anos e de raça branca. Além disso, o maior número de atendimentos é visto em casos de fratura de membros inferiores, conta Eduarda Galon, Coordenadora da Emergência do HNSP.

A emergência atua como hospital de referência regional para as seguintes linhas de cuidado: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Traumatologia.

Continua depois da publicidade

— Somos acreditados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)  nível Pleno, evidenciando que nossos processos de qualidade e segurança do paciente são prioridades institucionais — reforça Galon.

A emergência conta com equipe assistencial formada por 1 enfermeiro classificador, 1 enfermeiro emergencista, 6 técnicos de enfermagem, 2 médicos plantonistas, 1 médico ortopedista, 1 médico cirurgião geral e 10 médicos especialistas de sobreaviso, garantindo suporte ágil e especializado aos pacientes que necessitem de atendimento, incluindo aqueles que sofrem com acidentes de trânsito.

Saiba mais sobre os serviços de Ortopedia e Traumatologia do HNSP.