A campeã olímpica Ana Patrícia voltará a competir com sua dupla Duda Lisboa na 5ª etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (CBVP), após lesão sofrida durante a final da 4ª etapa do CBVP de Aracaju (SE). A atleta lesionou o musculo da coxa no dia 18 de maio e passou os últimos dois meses em recuperação.

Continua depois da publicidade

Confira imagens de Duda Lisboa e Ana Patrícia nas Olimpíadas de Paris 2024

Com a lesão de Ana Patrícia, as duas abandonaram a disputa da final da 4ª etapa da competição, assim Verena e Kyce foram campeãs por WO.

A 5ª etapa do torneio começa nesta quarta-feira (16) e vai até domingo (20), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. As campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda farão a estreia na sexta-feira (18), pela fase de grupos do Top 16.

A dupla foi ouro nos jogos Olímpicos de Paris em 2024 e, nesta semana, volta à capital mato-grossense após o título da etapa pelo CBVP em 2023.

— Em todos os lugares que estivemos, em todo o Brasil, fomos muito bem recebidas. O carinho das pessoas é maravilhoso e esperamos que em Cuiabá seja assim também. A energia do público é um combustível a mais para nós nesse retorno e esperamos conseguir fazer o nosso melhor no torneio — disse Ana Patrícia à Confederação Brasileira de Vôlei.

Continua depois da publicidade

Sobre o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2025

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia reúne todo ano importantes duplas em busca do troféu, tanto no masculino quanto no feminino. Esta é a 9ª vez que a capital mato-grossense sedia um torneio do Circuito, a primeira vez foi em 2001. Desta vez o local será diferente, no Parque Novo Mato Grosso.

A 5ª etapa de Cuiabá também será o primeiro torneio de Vôlei de Praia a estrear o novo uniforme do voleibol Brasileiro, fruto da parceria da Confederação Brasileira de Voleibol com a Volt Sports.

Confira os novos uniformes da Seleção Brasileira de vôlei

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Como funciona o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

A competição é formada por 16 times no torneio principal: seis duplas classificadas pelo ranking após a definição do Top 16; dois duplas convidadas; oito duplas classificadas pelo qualifying (com até 36 duplas). As etapas são divididas em Top e Aberto.

O Top reúne 16 times, que são as 13 melhores do ranking brasileiro; os campeões do Aberto na etapa anterior e duas duplas convidadas. Já o Aberto é uma competição de desenvolvimento importante para somar pontos no ranking, e a dupla campeã garante vaga no Top 16 da etapa seguinte.

Continua depois da publicidade

No total, serão 115 duplas participantes, incluindo as campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, o campeão olímpico Alisson, na Rio 2016, os atletas olímpicos Evandro e Arthur Lanci, Carol Solberg, Rebecca e a dupla Thâmela e Vic, que ganhou nesta temporada duas etapas do Circuito Mundial e, atualmente, lideram o ranking global de vôlei de praia na categoria feminina.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão