O mundo do futebol acordou devastado nesta quinta-feira (3) com a notícia da morte do jogador português Diogo Jota, de 28 anos, e seu irmão André Lima, de 25, também atleta profissional da modalidade. Ambos foram vítimas de um acidente de carro em Zamora, norte da Espanha, durante a madrugada.

Continua depois da publicidade

Quem era Diogo Jota

Diogo José Teixeira da Silva, o Diogo Jota, nasceu em 4 de dezembro de 1996 na cidade do Porto, em Portugal. O atacante de 1,78m era um dos grandes nomes do Liverpool, da Inglaterra, e da seleção portuguesa. Em 2025, foi campeão pelas duas instituições. Pelo time inglês, faturou a Premier League, enquanto pela seleção lusitana conquistou a Liga das Nações da Europa. Este, pela segunda vez na carreira, o primeiro havia sido em 2018.

Começou a jogar futebol no Gondomar, na região de Porto, e lá fez a boa parte da sua base. Em seguida, foi para o Passos de Ferreira, onde continuou nos times juvenis e se profissionalizou. Em 2016 foi comprado pelo Atlético de Madrid e logo emprestado ao Porto. No ano seguinte se transferiu para o Wolverhampton, também por empréstimo junto aos Colchoneros e estreou no futebol inglês. Os Wolves o contrataram em definitivo até quem em 2020 o Liverpool o levou para Anfield, casa que defendeu até o fim da vida.

Pelo Liverpool, Diogo foi campeão de duas edições da Copa da Liga Inglesa (2021/22 e 2023/24), uma Copa da Inglaterra (2021/22) e a recente Premier League 2024/2025. Pela seleção de Portugal, conquistou duas vezes a Liga das Nações, em 2018/2019, período de suas primeiras convocações, e em 2024/2025. Sua estreia, alias, foi substituindo Cristiano Ronaldo nos minutos finais da goleada sobre a Lituânia pelas Eliminatórias da Euro, em novembro de 2019.

Antes, foi campeão da segunda divisão inglesa em 2017/18 pelo Wolverhampton.

Continua depois da publicidade

Diogo Jota deixa esposa e três filhas

Momentos antes de morrer, Diogo Jota postou um vídeo do seu casamento com Rute Cardoso, realizado 11 dias antes do acidente fatal. Ambos escreveram a seguinte legenda: “O dia que não vamos esquecer”. Rute e Jota eram pais de três filhos.

O casal começou a namorar quando ele ainda tinha 15 anos. Eles se conheceram na escola, pois estudavam na mesma sala. O Liverpool, em nota, se disse devastado e pediu privacidade aos familiares e amigos do jogador neste momento de dor.