As atuais campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda Lisboa, voltaram ao top 10 do ranking mundial de vôlei de praia feminino. Após o fim das Olimpíadas de Paris 2024, a dupla havia caído para a 57ª posição, devido a ausência em inúmeros jogos por problemas de lesão.
Continua depois da publicidade
Confira imagens de Duda Lisboa e Ana Patrícia nas Olimpíadas de Paris 2024
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou, nesta segunda-feira (22), a atualização semanal do ranking, com as brasileiras na 10ª posição.
Retorno ao topo do ranking mundial
As atletas voltaram ao topo da tabela de forma gradual. Após a conquista, no domingo (21), da medalha de bronze no Elite 16 de João Pessoa, do Circuito Mundial de vôlei de praia, chegaram ao top 10. Na etapa, elas ganharam 1 mil pontos no ranking, somando 5.360, com seis torneios jogados.
Ana Patrícia e Duda retomaram a rotina de competições em março deste ano. Desde então, elas somam resultados, em que o último bronze foi o quarto consecutivo em etapas de nível Elite.
Com a ascensão das brasileiras, o Brasil agora possui três atletas entre as 10 melhores do mundo. Thamela Coradello e Vitória Lopes seguem como número 1 do mundo, seguidas por Carol Solberg e Rebecca Cavalcanti.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Ambas as duplas também estiveram em João Pessoa, as líderes da tabela ficaram em quinto, e as compatriotas terminaram em quarto.
O Elite 16 volta nesta quarta-feira (24) até domingo (28), para a etapa do Rio de Janeiro. A competição acontecerá na praia de Copacaba e não terá a presença das campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia. A dupla resolveu abrir mão dessa fase por estratégia da equipe.
Top 10 do ranking mundial de vôlei de praia
- Thamela Coradello/Vitória Lopes, do Brasil – 7980 pontos
- Carol Solberg/Rebecca Cavalcanti, do Brasil – 6720 pontos
- Tina Graudina/Anastasija Samoilova, da Letônia – 6580 pontos
- Terese Cannon/Megan Kraft, dos Estados Unidos – 6340 pontos
- Valentina Gottardi/Reka Orsi Toth, da Itália – 6060 pontos
- Anouk/Zoe Verge-Depre, da Suiça – 5960 pontos
- Svenja Muller/Cinja Tillmann , da Alemanha – 5860 pontos
- Dorina Klinger/Ronja Klinger, da Áustria – 5600 pontos
- Kristen Nuss/Taryn Brasher, dos Estados Unidos – 5560 pontos
- Ana Patrícia/Duda Lisboa, do Brasil – 5360 pontos
A dupla brasileira Evandro Oliveira e Arthur Lanci, campeões da última etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia, também subiram no ranking mundial masculino. Eles subiram da nona para a sexta posição.
Continua depois da publicidade
Como funciona o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
A competição é formada por 16 times no torneio principal: seis duplas classificadas pelo ranking após a definição do Top 16; dois duplas convidadas; oito duplas classificadas pelo qualifying (com até 36 duplas). As etapas são divididas em Top e Aberto.
O Top reúne 16 times, que são as 13 melhores do ranking brasileiro; os campeões do Aberto na etapa anterior e duas duplas convidadas. Já o Aberto é uma competição de desenvolvimento importante para somar pontos no ranking, e a dupla campeã garante vaga no Top 16 da etapa seguinte.
No total, serão 115 duplas participantes, incluindo as campeãs olímpicas Duda e Ana Patrícia, o campeão olímpico Alisson, na Rio 2016, os atletas olímpicos Evandro e Arthur Lanci, Carol Solberg, Rebecca e a dupla Thâmela e Vic, que ganhou nesta temporada duas etapas do Circuito Mundial e, atualmente, lideram o ranking global de vôlei de praia na categoria feminina.
Leia também
Quais jogadoras da Seleção Brasileira de vôlei feminina atuam na Superliga 2025/26
Rosamaria relembra trajetória em SC durante encontro com fãs em Florianópolis
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão







