Layana Sara Grassi é a candidata da Serra catarinense no Miss Brasil Mundo 2026, concurso que acontece no sábado (31) em Brasília. Mais que a disputa pela coroa, a representante serrana leva ao palco um debate sobre saúde mental.

Continua depois da publicidade

Aos 23 anos, a publicitária já enfrentou crises de ansiedade e viveu um burnout — um distúrbio emocional de esgotamento extremo, causado por estresse crônico. A jornada de saúde mental permeou os concursos de beleza, e, agora, chega à competição nacional.

— Desde criança tinha algumas crises de ansiedade, durante a pandemia após sair do ensino médio e entrar na faculdade além do mercado de trabalho, as crises se intensificaram — conta. — Fazia acompanhamento psicológico, mas devido ao excesso de estudos e trabalho notei a fraqueza mais forte, cansaço físico e mental, até dar o “apagão”. Aí eu caí em burnout. Fiquei uma semana de cama longe de tudo para conseguir aos poucos ir voltando.

A Miss Serra Catarinense Mundo 2025 é autora de um livro para colorir voltado para crianças, onde aborda saúde mental e autoestima. O projeto Transforme-se leva a pauta para escolas públicas.

Continua depois da publicidade

— Hoje vivo uma vida leve, sabendo o que faz bem para mim e me cuidando para não tornar o trabalho e comparações algo que se torne pesado para mim — conclui a Miss.

Além de autora do projeto, Layana é publicitária, toca piano e gaita, e ainda canta. Apaixonada por comunicação e pela moda, a jovem natural de Celso Ramos já conquistou nove títulos na jornada como miss, entre eles o Miss Celso Ramos Mundo.

Miss Brasil Mundo 2026

Layana não é única catarinense na disputa. A Miss Santa Catarina Mundo, Camilly Ceccon, também disputa a coroa nacional. A final do Miss Brasil Mundo 2026 será realizada em Brasília, reunindo candidatas de diferentes Estados. Além dos desfiles tradicionais, a programação inclui entrevistas com os jurados e a apresentação dos projetos sociais desenvolvidos pelas concorrentes.

A vencedora receberá a coroa das mãos de Jessy Pedroso e passará a representar o Brasil no Miss World, cuja próxima edição internacional está prevista para 2026. A final terá transmissão ao vivo pela TV CNB, no YouTube.

Continua depois da publicidade