Um cão de estimação foi resgatado após denúncias de maus-tratos em Passo de Torres, no Sul de Santa Catarina. Um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça foi cumprido pela Polícia Civil nessa quarta-feira (18), na residência da antiga tutora, que vinha sendo investigada há quase um mês.
Continua depois da publicidade
De acordo com a polícia, o início do caso se deu foi no maio, quando o animal encontrado em situação de abandono, subnutrição, infestação de parasitas e apresentando uma lesão grave na face. Após o resgate, o cão recebeu atendimento veterinário e foi acolhido por uma moradora local, que arcou com os custos da recuperação.
Dias depois, a antiga dona ameaçou e utilizou de violência para retirar o cachorro das mãos de um familiar da atual tutora em uma via pública de Passo de Torres. Conforme o artigo 157 do Código Penal, a conduta se caracteriza como crime de roubo, tendo em vista o uso de força física para a subtração de um bem que, conforme apurado pela Polícia Civil, não mais lhe pertencia.
Durante o cumprimento da ordem judicial, o animal foi localizado na residência da investigada e resgatado pela equipe policial. Após isso, ele foi restituído à responsável por seu acolhimento e tratamento. Além da apuração dos crimes de maus-tratos e roubo, o caso também é analisado sob a perspectiva da pena de proibição de guarda de animais, prevista na legislação ambiental vigente.
O mandado foi expedido pela Vara Regional de Garantias de Criciúma, atendendo a uma representação do Delegado de Polícia de Santa Rosa do Sul, Rafael de Chiara, responsável pela investigação. A Polícia Civil segue apurando o caso.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Jovem que morreu ao colidir de moto em muro no Sul de SC era estudante de enfermagem
Caminhão de transporte de aves pega fogo após colidir em poste em Criciúma
VÍDEO: Cavalo acaba preso em buraco e mobiliza operação de resgate em Criciúma