Ponte Serrada, um município tranquilo no interior de Santa Catarina, é conhecido pela agricultura familiar e pela tradição no cultivo da erva-mate, atividade que lhe rendeu o título de Capital Catarinense da Erva-Mate. A cidade foi colonizada em 1917, por descentes de italianos que vieram do Rio Grande do Sul, atraídos pelas riquezas naturais do município.

Continua depois da publicidade

Os tropeiros que cruzavam a região em caravanas, junto aos colonos que viviam na cidade, decidiram construir uma ponte de madeira serrada à mão, muito diferente das demais peças produzidas na época, que eram feitas com tábuas e vigas lascadas. A estrutura acabou batizando a cidade, que antes era conhecido como Pouso dos Tropeiros.

Atualmente, a agropecuária é uma das principais atividades econômicas de Ponte Serrada, com destaque para a produção de grãos, especialmente milho e soja. O município também se destaca como Capital Catarinense da Erva-Mate, cultura presente na maioria das propriedades e vendida para ervateiras locais e da região.

A produção de erva-mate é realizada principalmente em unidades rurais familiares, sendo que cerca de 80% do volume total provém de propriedades de até 20 hectares, onde predomina a mão de obra da própria família.

Veja como era a cidade antigamente

Festa do chimarrão

A tradição e o clima festivo tomam conta de Ponte Serrada durante a Festa Catarinense do Chimarrão, principal celebração cultural da cidade e uma vitrine da identidade regional. Em 2026, o evento chega à sua 24ª edição, programada para ocorrer de 8 a 10 de maio, reunindo shows nacionais, exposições, rodeio, gastronomia e atrações para toda a família em uma grande estrutura montada no parque municipal.

Continua depois da publicidade

Mais do que entretenimento, a festa é um encontro de cultura e pertencimento. A edição mais recente realizada, em 2024, atraiu mais de 30 mil visitantes em três dias, reforçando o evento como um dos momentos mais aguardados do calendário municipal. Para quem busca conhecer tradições autênticas, hospitalidade e o universo do chimarrão, a festa é praticamente um convite irrecusável para descobrir Ponte Serrada.

Dicas de passeio em Ponte Serrada

Entre os destaques de Ponte Serrada, está o Castelinho da Vó Maria, voltado a vivências e aprendizado, além do Santuário e Romaria Nossa Senhora Aparecida, espaço de fé e contemplação bastante visitado. A cidade também é conhecida pela tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo, realizada anualmente na Sexta-feira Santa, reunindo cerca de 150 participantes, entre atores e equipe.



O roteiro municipal ainda conta com a Igreja Matriz, que relembra a colonização iniciada em 1917 por descendentes de italianos. E para quem gosta de natureza, a Cachoeira do Vicenzi, com cerca de 74 metros de altura, é considerada a mais alta da região e atrai visitantes interessados em trilhas e cenários naturais.

Localização

Localizada no Oeste de Santa Catarina, Ponte Serrada fica próxima à divisa com o Paraná. O município fica a cerca de 450 quilômetros de distância de Florianópolis, capital do estado, resultando em uma viagem de cerca de 7 horas de duração.

Continua depois da publicidade

Conheça Ponte Serrada