A pequena cidade de Pinheiro Preto, no Meio-Oeste catarinense, possui apenas cerca de 3,5 mil habitantes, mas desempenha um papel fundamental para a economia do Estado. O município sozinho é responsável por 70% da produção de vinho de Santa Catarina e conquistou o título de “capital catarinense do vinho”.

A cidade foi colonizada em 1917, e os primeiros imigrantes italianos chegaram em 1921, trazendo a cultura da uva, que hoje se destaca como a principal atividade econômica do município. Atualmente, Pinheiro Preto é um dos maiores produtores de uva e vinho de todo o estado, com 24 indústrias produtoras da fruta e da bebida.

O município no Meio-Oeste também apresenta um grande potencial turístico. Integrante do roteiro “Vale da Uva e do Vinho”, atrativos como pomares, vinhedos e vinícolas, transformam a cidade em um destino encantador para quem procura beleza, história e uma boa degustação de vinhos.

Além disso, a cidade também conta com atrativos históricos como um túnel ferroviário preservado há mais de cem anos. A estrutura foi construída a partir da perfuração de uma rocha e a obra foi concluída em 1909. O túnel era considerado ponto estratégico, e um guarda vigiava permanentemente para evitar invasão de terras, já que a estrada de ferro era a única passagem.

Continua depois da publicidade


O túnel possui 62 metros de comprimento e pode ser visitado livremente. O passeio fica a apenas 2km de distância do centro do município.

Visitantes também podem aproveitar para levar um souvenir local para a casa. A associação de Artesãs, formada por artistas locais, vende artesanato feito com matéria-prima da própria cidade, como palha de milho e madeira, e artigos diversos como pinturas e bordados.

A 1ª Vindima de Pinheiro Preto,

Para comemorar o sucesso da produção da bebida e celebrar a colheita das uvas, a cidade promove pela primeira vez a 1ª Vindima de Pinheiro Preto, que une tradição, cultura e turismo em uma programação aberta a todo público. De 17 de janeiro a 1º de março, o município celebra a colheita da fruta e de 27 de fevereiro a 1º de março, promove o festival Piazza DiVino, no Centro da cidade.

A Festa da Vindima é um evento tradicional que simboliza o fim de um período de trabalho intenso nos vinhedos e o começo da transformação da uva em vinho e suco. Uma missa campal celebrada em italiano marca o início das festividades, e traz valor simbólico, no qual uva e o vinho representam vida, comunhão e esperança.

Entre as atrações do evento estão previstas visitas guiadas às vinícolas, degustações, jantares harmonizados, oficinas e apresentações culturais.

Localização

Pinheiro Preto está localizado no Meio-Oeste de Santa Catarina, e faz divisa com cidades como Videira e Tangaré. A cidade não possui estação rodoviária própria e para chegar no município pode ser possível enfrentar algumas horas de viagem.

O município está há 455 km de distância de Florianópolis, totalizando cerca de 6h de deslocamento. Para quem deseja aproveitar mais de um dia na cidade, Pinheiro Preto oferece opções de hospedagem no Hotel e Restaurante Três Colinas e também no Hotel e Restaurante Vaillati.

Continua depois da publicidade