Uma capivara foi avistada à margem um rio de Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, com dificuldades de locomoção e as patas traseiras paralisadas. O animal estava se arrastando próximo à água enquanto se alimentava da vegetação do local, na tarde desta quinta-feira (7). Moradores registraram a situação e acionaram a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) para fazer o resgate.
Continua depois da publicidade
O diretor da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Gilberto Ademar Duwe, revelou que o animal pode ter sido vítima de maus-tratos.
Como foi o resgate da capivara
— Provavelmente, alguém deu uma paulada nela e acabou machucando a coluna. E por isso que ela está com essa paralisia nas patas traseiras — relatou.
Com a denúncia, os biólogos Giba, como Gilberto é conhecido, e Christian Raboch Lempek foram até o bairro Jaraguá Esquerdo para tentar encontrar a capivara. Para chegar até a margem do rio, os profissionais precisaram entrar em uma área de mata.
A capivara chegou a ser avistada pela equipe, mas se assustou com a movimentação e entrou no rio. Desde o fim da tarde desta quinta-feira, o animal não foi mais localizado.
Continua depois da publicidade
A Fujama continuará monitorando o local para que a capivara possa ser resgatada e receba atendimento veterinário adequado.







