A prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Republicanos), admitiu uma preocupação com a própria segurança após cortar relações com o vice-prefeito Jair Júnior (Podemos). O político foi preso por acusação de violência doméstica após denúncia de uma ex-companheira, em março de 2025. O episódio abalou a relação entre prefeita e vice.
Continua depois da publicidade
Carmen Zanotto comentou o caso em entrevista ao podcast Café nas Eleições, do NSC Total, publicado nesta quinta-feira (14). A prefeita, que é presidente estadual do Republicanos, afirmou que os episódios envolvendo o vice-prefeito causaram um rompimento total entre os dois.
— Não existe mais relação de prefeita com vice-prefeito. Nem da minha parte, nem da parte da nossa equipe. Muito pelo contrário. Lamentavelmente, a gente vive um momento de muita insegurança. Mas é uma coisa que não é a prefeita Carmen que vai resolver ou a Câmara de Vereadores. Isso agora está com a Justiça, e a gente espera que a justiça seja feita. Com amplo direito de defesa, mas que ela venha, e venha rápido, porque é uma situação muito complexa. Para quem está no governo, é muito complexo — afirmou.
Os pré-candidatos ao governo de SC em 2026
Enfrentamento após casos policiais contra vice
A prefeita disse que primeiro enfrentou um processo de decepção com o então aliado, que depois se transformou em enfrentamento. Ela contou que soube da ocorrência envolvendo o prefeito após um mutirão para limpeza do prédio da prefeitura de Lages.
Continua depois da publicidade
— É triste, em especial por eu ser mulher, em especial porque essa pauta da violência é uma pauta que eu tenho durante toda a minha caminhada — pontuou.
O vice-prefeito Jair Júnior virou réu em uma ação penal sobre o caso da violência doméstica em abril de 2025. A denúncia, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), citava agressões, perseguições e cárcere privado.
Naquele mesmo mês, Júnior teria se envolvido em outra ocorrência, ao colocar pregos no pneu do carro usado pela prefeita Carmen Zanotto. Segundo o MPSC, ele teria agido de forma intencional. Sobre este episódio, o vice-prefeito virou réu de outra ação em janeiro deste ano. Os dois casos seguem em análise na Justiça.
Preocupação com segurança
Após relembrar os episódios, Carmen Zanotto admitiu que a própria família teria uma preocupação com a segurança dela, em razão da situação enfrentada entre ela e o vice.
Continua depois da publicidade
— As pessoas da cidade têm muita preocupação com a minha segurança. A coisa mais linda é quando eu recebo um abraço das pessoas e elas dizem: “Nós estamos rezando, força!”. Isso significa que a população tem uma preocupação, e todos têm, a família tem uma preocupação muito grande também. Mas eu tenho que enfrentar. Digo que sou uma mulher de missão, e a minha missão neste momento é governar Lages, é ajudar o Republicanos a eleger seus deputados, ajudar na reeleição do governador Jorginho. Mas este episódio me é muito caro — contou.
A reportagem tentou contato com a defesa do vice-prefeito para abrir espaço para comentar o caso, mas não obteve retorno.
Confira abaixo a íntegra da entrevista da prefeita ao Café nas Eleições:







