Joaçaba, no meio-oeste de Santa Catarina, mantém viva a tradição do Carnaval e encanta os turistas pela qualidade dos desfiles e figurinos. Neste sábado (10), acontece o primeiro desfile de 2024. O espetáculo volta a acontecer na segunda-feira (12). A cidade já obteve o título de 3º melhor desfile de escolas de samba do Brasil pela Riotur e pela Associação das Cidades Carnavalescas da América, e quem a visita percebe o por quê de tanto reconhecimento: Joaçaba encanta com a beleza e tradição do Carnaval.

Para a Secretaria de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos da Prefeitura de Joaçaba, a qualidade musical e artística é o grande diferencial do Carnaval da cidade. Profissionais de outras cidades como Rio de Janeiro e de Parintins, no Amazonas, vêm à cidade em 2024 para auxiliar na preparação da festa.

A organização acontece de um ano para outro. Neste ano, a festa será uma parceria entre a Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste (LIESJHO) e a Prefeitura de Joaçaba.

Três escolas de samba irão encantar o público: Unidos do Herval, com a temática “Mulher brasileira em primeiro lugar”, a Vale Samba, que apresentará “Raízes” e a Acadêmicos do Grande Vale, com o tema “50 anos do Tejo”. Serão 7260 lugares para assistir ao espetáculo nas arquibancadas e camarotes, e a expectativa é de 5 mil pessoas nas ruas. Mais de 3 mil foliões devem desfilar pela Rua XV de Novembro.

Além de já ter sido considerado um dos melhores desfiles do país, a Prefeitura ainda classifica o evento como um dos Carnavais mais seguros do Brasil. As medidas tomadas pela Prefeitura de Joaçaba para garantir a segurança das famílias que participam da festa incluem parcerias com a Polícia Militar, com o Corpo de Bombeiros e com empresas privadas.

Segundo a administração municipal, toda a estrutura é construída em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Além disso, a PM desloca efetivo para a cidade por conta do Carnaval. Neste ano, mais de 40 policiais de outras localidades virão para reforçar a segurança do público. E há também a contratação de segurança privada.

A festa começou oficialmente em 1979, mas a prática da folia existe desde os anos 1930, quando foi feita a construção da estrada de ferro que ligava Joaçaba a São Paulo. Cariocas vieram trabalhar na construção e levaram a cultura do samba e do carnaval para a cidade catarinense, que tem na população descendentes de italianos e alemães.

A festividade impacta positivamente a economia do município. Em 2024, a expectativa é que a movimentação econômica alcance cerca de R$ 6 milhões. Esta movimentação é importante porque não influencia apenas no comércio varejista, mas também na continuidade das próprias escolas de samba.

Como todo grande evento, a festa ainda possui um papel importante na geração de empregos e fortalece a economia local. As três escolas de samba, juntas, são responsáveis por mais de 100 postos de trabalho diretos e indiretos.

Continua depois da publicidade

Muito mais que Carnaval

O Carnaval de Joaçaba é um exemplo de como é possível conciliar tradição, diversão e segurança em uma festa de rua. No entanto, a cidade vai muito além das festividades do Carnaval.

A Romaria Frei Bruno traz mais de 20 mil fiéis para a cidade. Todos os anos, as principais ruas viram locais de oração, com pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas. A cidade também promove anualmente o Dance Joaçaba, maior festival de dança do interior do Estado, que conta com a presença de bailarinos do Brasil inteiro e está na 31ª edição.

Dance Joaçaba é o maior festival de dança do interior do Estado (Foto: Prefeitura de Joaçaba/Divulgação)

Joaçaba ainda é um polo regional de saúde, com hospitais que atendem 55 municípios da região e diversos consultórios particulares para exames e diagnósticos. A cidade de apenas 30 mil habitantes possui mais de 350 estabelecimentos de saúde. Na parte da educação, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) uma das maiores universidades do estado, iniciou as atividades em Joaçaba, onde possui dois campus que atendem toda a região, com estudantes que vêm do Rio Grande do Sul ao Paraná.

Cidade que respira inovação e empreendedorismo

A Prefeitura de Joaçaba tem desenvolvido políticas públicas voltadas à inovação, e conta desde 2019 com uma nova matriz econômica e com a Lei da Zona Franca, que tem como objetivo diminuir a burocracia para novos negócios. Na prática, isso significa que o empreendedor pode abrir uma empresa em qualquer lugar do município, e não fica preso a planos diretores. O município também não exige alvará de funcionamento para nenhuma empresa.

Continua depois da publicidade

O Centro de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), localizado na cidade, é tido como referência em todo o estado pela gestão e quantidade de negócios gerados. 

Há também o Programa Contribuinte Incentivador, em que os moradores podem inscrever projetos de inovação e captar recursos. Funciona da seguinte forma: quem tiver uma startup ou uma ideia e quiser colocá-la em prática deve escrever um projeto. Se o município considerar viável, é possível captar recursos com os empresários moradores de Joaçaba. O valor é abatido do IPTU e encaminhado para o empreendedor começar o negócio.

Centro de Inovação da cidade é tido como referência pela gestão e quantidade de negócios gerados (Foto: Prefeitura de Joaçaba/Divulgação)

A Prefeitura de Joaçaba, consciente do potencial da cidade, continua a investir em iniciativas que promovem o empreendedorismo, a inovação e a cultura, sem deixar de lado a tradição.

Programação dos Desfiles do Carnaval de Joaçaba 2024

Sábado (10) – 21h00

  • Unidos do Herval
  • Vale Samba
  • Acadêmicos do Grande Vale

Segunda-feira (12)

  • Unidos do Herval
  • Acadêmicos do Grande Vale
  • Vale Samba

Os ingressos podem ser adquiridos através do site oficial do evento.

Saiba mais sobre o Estúdio NSC Branded Content e acompanhe as novidades do Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Leia também

Mercado de investimentos cresce em BC e gera oportunidades para assessores

Embarcações da Schaefer Yachts participam dos maiores salões náuticos internacionais

Confira as fotos da última edição do Itapema Wine Day