Escola mais antiga da região, a Vale Samba busca, através da força e da superação dos componentes, quebrar um jejum de 12 anos sem levar o título dos desfiles das escolas de samba de Joaçaba e Herval D’Oeste. Para isso, a escola vai apostar em um enredo que traz uma viagem às origens do povo brasileiro e com várias novidades ao longo da avenida.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os preparativos começaram há cerca de 30 dias. Desde então, os componentes passam dia e noite nos barracões para a construção das fantasias e alegorias que vão compor os espetáculos dos dias 10 e 12 de fevereiro. Ao todo, a azul e branco levará para a avenida 1000 componentes espalhados em três alegorias e um tripé e um pé de passagem.

— Esse ano é atípico. Estamos correndo contra o tempo. A criatividade exige um trabalho muito minucioso e a gente está desafiando o próprio tempo. O público pode esperar uma Vale Samba guerreira. É a maior escola, a mais antiga, é a campeã do povo, nunca envergonhou ninguém. Queremos levar mais uma vez um espetáculo fantástico para agradar o nosso público e os amantes do Carnaval — conta Ademir Lamb, atual presidente da agremiação.

Conheça as escolas de samba que participam do Carnaval de Joaçaba 2024

Continua depois da publicidade

Para este ano, a Vale Samba escolheu homenagear os grupos que ajudaram a construir a história do povo brasileiro. O enredo “Raízes” fará com que o espectador embarque em uma viagem que explora desde o Jardim do Éden, a presença dos povos originários, a chegada dos escravos e a migração europeia.

— Nós vamos contar um pouco sobre as nossas origens e os povos aqui no Brasil, como o índio, o preto e o branco. Nosso samba ficou muito bem gravado e esperamos conseguir fazer realmente um excelente desfile — complementa.

A volta ao topo depois de 12 anos

A Vale Samba também é a maior campeã do Carnaval de Joaçaba. Ao todo, são 15 títulos, sendo o último conquistado em 2012, quando homenageou o mundo da comunicação. Para este ano, a expectativa é ainda maior, principalmente pela comemoração dos 45 anos.

— A gente já tentou beliscar [o título] no ano passado, mas conquistamos o vice-campeonato. É claro que no começo, a gente se assustou um pouco pela falta de tempo, mas no decorrer dos dias os trabalhos começaram a tomar forma e corpo e, com muita humildade, começamos a sonhar com o título. Vamos à luta e levar para o povo mais um grande espetáculo — diz o presidente.

Continua depois da publicidade

E para conquistar o público, a azul e branca prepara uma série de novidades. Entre elas, a substituição da coroa, símbolo da escola, pela coroa portuguesa.

— [Outra novidade] são as pinturas artísticas nas esculturas, que é um marco da participação da Vale Samba na avenida e que realmente vai impactar — finaliza Ademir.

Ficha técnica

Fundação: 1979

Cores: Azul e branco

Títulos: 1979, 1981, 1982, 1987, 1994, 1995, 1996, 1999, 2000, 2001, 2004, 2008, 2011 e 2012

Samba-enredo: Raízes

Compositores: Wagner Deczka David

Intérpretes: Kako SP

Carnavalesco: Zezzo Henzze

Presidente: Ademir Lamb

Ouça o enredo

Confira fotos da Vale Samba

Leia também

Saiba como adquirir ingressos para o Carnaval de Joaçaba 2024

Carnaval em Florianópolis terá mais de 100 eventos e 60 ônibus extras; veja novidades

Carnaval de Joaçaba: Em busca do tri, Acadêmicos do Grande Vale aposta na magia do teatro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total