Jaca, fruta doce que nasce em árvores altas, virou queridinha dos veganos e hoje substitui a carne no churrasco, o frango na coxinha e até no estrogonofe.

Continua depois da publicidade

Jorge Luís Dutra, corretor de imóveis, foi entrevistado pela Globo e contou que possui diversos pés de jaca em sua pequena chácara em Maricá, Rio de Janeiro. Antes de entrar no cardápio vegetariano, ele possuía jaca de sobra,

Mas hoje em dia, Jorge vende jaca para a empresa Vegan Foods: “Eles compram toda minha produção. Tem árvore que dá 100 frutos por ano”. O produtor recebe 10 reais por jaca.

Carne de Jaca

A Vegan Foods é uma fábrica de produtos veganos que utiliza bastante a fibra da jaca desfiada. E se engana quem acha que o aspecto da carne de jaca lembra a da fruta fresca, quando cai do pé.

Continua depois da publicidade

Na verdade, a carne de jaca desfiada possui a mesma aparência do frango na coxinha, ou no estrogonofe. A Vegan Foods, por exemplo, produz cerca de 6 mil unidades de coxinha de jaca por dia.

Incentivo econômico

A empresa espera contar também com incentivo público para incluir a comida vegetariana no cardápio dos Maricaenses. A construção da fábrica contou como parte do programa municipal Bem-Viver Alimentar.

A intenção é servir alimentação vegana pelo menos uma vez por semana nas creches, e também atender hospitais municipais de Maricá. A fábrica produz 20 itens, entre novos pratos e guarnições, tudo completamente vegano.

Continua depois da publicidade

A procura pela carne de jaca aquece o mercado da fruta, que deve movimentar cerca de 359 milhões de dólares em 2026, segundo uma pesquisa da empresa ARC Indústria.