Quem passar pela Metalurgia em Joinville, a maior feira do setor na América Latina, vai se deparar com o futuro da indústria, incluindo robôs humanoides, carros de última geração e as principais tendências do mercado. Nesta edição, a feira se consolida como protagonista ao contar com 240 expositores do Brasil e mais nove países. O evento acontece de 7 a 10 de outubro, na Expoville. 

Continua depois da publicidade

A Feira e Congresso Internacional, que acontecem na maior cidade do Estado, têm foco nas tecnologias para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. O evento tem expositores do Brasil, Alemanha, Bielorússia, China, Espanha, EUA, França, Índia, Itália e Tailândia.

Um dos espaços em destaque do evento é a “Fundição do Futuro”, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), que conta com um carro do modelo Tesla Model-S, do bilionário Elon Musk. O veículo, considerado um elétrico de luxo, é um ícone da mobilidade elétrica que reforça o papel da metalurgia no setor.

Veja fotos

Além do carro, a área reúne tecnologia, inovação e capacitação para mostrar como a metalurgia transforma e impacta a indústria brasileira. No estande, os visitantes ainda podem encontrar robôs humanóides e um robô-cachorro, os “novos colaboradores” do futuro.

Metalurgia nas corridas 

Outra atração da “Fundição do Futuro” é a nova safety cage da Stock Car 2025, uma estrutura tubular interna dos carros que protege os pilotos. O equipamento representa a estreia do aço DP980R no automobilismo nacional. 

Continua depois da publicidade

A nova safety cage é uma estrutura inédita no país, que combina maior leveza, resistência e sustentabilidade. 

Programação da Feira Internacional

Durante quatro dias, o evento conta com rodadas de negócios, workshops e o congresso técnico CINTEC Fundição, marcado para quarta-feira (8), com destaque para palestras técnicas que abordam a otimização de processos e o uso de inteligência artificial aplicada à indústria.

Outra importante ação é a rodada de negócios, que reúne compradores e vendedores do segmento, com a oportunidade de conhecer novas soluções e fornecedores.

A programação de workshops gratuitos promovidos pelos expositores, com temas ligados às tecnologias e inovações do setor, completam a programação com 30 palestras.

Continua depois da publicidade

A expectativa da organização do evento é receber um público superior a 20 mil profissionais vindos, principalmente, de 17 estados brasileiros com maior relevância no mercado de fundição e siderurgia, além dos outros nove países.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Construção de ponte de R$ 328 milhões em SC conta com “fábricas” para vigas

Quais as novidades da 85ª Festa das Flores de Joinville; veja ingressos e datas