O ano de 2024 terminou com recorde de vendas de modelos eletrificados e com uma polêmica que vai dar o que falar. Foram emplacados 177.358 veículos leves eletrificados, um aumento de 89% em relação aos 93.927 registrados em 2023. As vendas apenas no mês de dezembro totalizaram 21.634 unidades.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A polêmica é que desse total, 3.828 foram dos chamados micro-híbridos (ou híbridos-leves, MHEV), representados por enquanto pelos dois SUVs da Fiat (Pulse e Fastback) e que outras marcas planejam lançar nos próximos meses. Eles possuem um sistema com bateria de 12 volts que não é suficiente para gerar tração elétrica. Há um debate técnico sobre a inclusão destes veículos dentro da categoria de eletrificados.

SC dos elétricos: Estado se prepara para despontar na produção de veículos no país 

Por isso, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) considera que esses micro-híbridos lançados recentemente “não proporcionam ao consumidor e ao meio ambiente uma verdadeira experiência de eletromobilidade”.

Continua depois da publicidade

A entidade não os classificam como híbridos e, portanto, a soma de eletrificados para a ABVE ficou em 173.530 unidades em 2024, um avanço de 85% em relação ao ano anterior. Em dezembro atingiram 18.942 unidades vendidas.

Pulse e Fastback Impetus (Foto: Stellantis)

Critérios de eletrificação

A ABVE classifica como veículos eletrificados todas as tecnologias disponíveis no Brasil que apresentam um nível significativo de eletrificação, incluindo veículos 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos puros (HEV), híbridos a gasolina/álcool (HEV Flex), além dos micro-híbridos e híbridos-leves (MHEV).

— Para a ABVE, é essencial priorizar a verdadeira eletrificação, o que significa fomentar o crescimento da nossa indústria, promover benefícios reais para o meio ambiente, proporcionar vantagens econômicas concretas e informar os consumidores sobre o que cada tecnologia pode oferecer em termos de retorno — disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE. 

De acordo com Bastos, esses veículos não apenas falham em proporcionar as vantagens de um veículo elétrico autêntico, mas também contribuem de forma limitada ou inexistente para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases do efeito estufa.

Continua depois da publicidade

Por isso, a partir de 2025 a ABVE só incluirá em suas estatísticas os veículos que cumprirem critérios técnicos específicos como: voltagem da bateria, presença de tração elétrica, potência mínima da bateria e contribuição efetiva para a diminuição das emissões de poluentes.

Plugados na tomada disparam

O ano de 2024 foi significativo para o mercado de veículos elétricos e híbridos plug-in, que abrange os 100% elétricos (BEV) e os híbridos com recarga externa (PHEV). De janeiro a dezembro, eles alcançaram a maior fatia do mercado de eletrificados, com 125.624 unidades vendidas, representando 71% do total. Comparado a 2023, quando 52.359 veículos plug-in foram comercializados, houve um expressivo crescimento de 140%.

Já os híbridos sem recarga externa (HEV, HEV flex e MHEV, incluindo os micro-híbridos) tiveram uma participação de 29% (51.733 unidades) de janeiro a dezembro de 2024, o que reflete um aumento de 24% em relação ao ano anterior (41.568 veículos).

A expansão da infraestrutura de recarga em 2024 cresceu, mas ainda é insuficiente e representa o maior entrave desse segmento. De acordo com a Tupi Mobilidade, parceira da ABVE, o ano encerrou com mais de 12 mil pontos de recarga públicos e semi-públicos.

Continua depois da publicidade

Confira a participação de mercado nas diferentes categorias de eletrificados em 2024

  • Híbridos plug-in (PHEV): 64.009 (36,1%)
  • Elétricos (BEV): 61.615 (34,7%)
  • Híbridos flex (HEV flex): 20.277 (11,4%)
  • Híbrido leve (MHEV): 16.185 (9,1%)
  • Híbrido puro (HEV): 15.271 (8,6%)

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

Leia também

As montadoras que perdem espaço com “tsunami chinês” no Brasil

O que se sabe sobre o novo lançamento da Volkswagen