Um dos cartões-postais de Laguna, no Sul do Estado, o Farol de Santa Marta está aberto para visitação neste mês de fevereiro. As visitas internas e externas podem ser feitas nesta quinta-feira (20) e no domingo (23). O tour é gratuito e sem necessidade de agendamento prévio.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo informação divulgada pela Marinha, através da Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, os visitantes podem acessar a estrutura por ordem de chegada e com a entrega de um quilo de alimento. Nos dias abertos para visitas, o radiofarol — transmissor de sinais de rádio destinado a orientar a navegação — funciona das 9 às 11h e das 14 às 17h.

Conheça a pequena praia com formato de ferradura que é refúgio de veraneio no Sul de SC

Conforme o comunicado, o objetivo é que as pessoas conheçam um ponto turístico do município e, ao mesmo tempo, contribuir com uma causa solidária. Isso porque, todos os alimentos arrecadados serão encaminhados para uma instituição beneficente e sem fins lucrativos da cidade.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre o Farol de Santa Marta

O ponto turístico foi construído em 1891 por franceses. O local auxilia a navegação de embarcações, que por meio de equipamentos, podem avistá-lo a até 91 quilômetros de distância. Em sua construção foram utilizados materiais como barro, areia, pedras e óleo de baleia.

A torre tem 29 metros e fica a uma altitude de 74 metros. Ela possui uma câmera de luz, formada por cerca de 300 cristais com 2,66 metros de diâmetro e 3 metros de altura, com uma lâmpada de 1000 watts.

O farol tem um alcance geográfico, visível durante o dia com tempo limpo, de 22 milhas náuticas ou 40,7 quilômetros. Seu alcance luminoso, à noite com tempo limpo, é de 46 milhas náuticas ou 85,1 quilômetros.

Além do Farol e a Capela localizada ao lado, próximo a Prainha existem sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas depositavam resíduos. As principais praias do Farol são: Praia do Cardoso, Praia da Cigana, Praia do Farol — ou Prainha —, Praia da Teresa, Praia da Galheta, Praia do Ipuã e Praia do Gravatá.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do farol

Leia também

Porto de Imbituba movimenta 146 milhões de dólares e quebra recorde no mês de janeiro