nsc
dc

INOVAÇÃO 

Cartórios de SC oferecem até casamento on-line

A inovação estabelecida nos cartórios de Santa Catarina, também pode ser usada para a escrituração de imóveis, com atestado de fé pública de um tabelião participante da reunião on-line

04/04/2020 - 07h00

Compartilhe

Por Fabrício Vitorino
cartório
(Foto: )

Noivos, juiz de paz, registrador e preposto, além de testemunhas e padrinhos... Em tempos de coronavírus, a videoconferência reúne todos para assegurar a celebração de uniões sem riscos, sejam casamentos ou uniões estáveis.

A inovação estabelecida nos cartórios de Santa Catarina, novidade, inédita em todo o país, também pode ser usada para a escrituração de imóveis, com atestado de fé pública de um tabelião participante da reunião on-line.

Serviços como pedidos de certidões, pesquisa de bens, acesso a matrículas e envio de documentos digitais para alteração de registros de imóveis também estão disponíveis pela plataforma. Também estarão disponíveis para atendimento em regime de plantão casos urgentes que necessitem da presença física.

Aulas e jogos on-line para crianças e jovens adolescentes

Para quem está com crianças ou adolescentes em casa, aprender no mundo virtual se tornou uma necessidade. Para os pequenos, uma boa opção é o Dynamo, que ensina através de jogos como se prevenir contra o coronavírus. Para funcionar, o app precisa ser baixado pelos pais e pela criança. A versão infantil funciona como um jogo e traz perguntas sobre diversas áreas do conhecimento e sentimentos.

Para desbloquear a tela do celular é preciso responder a essas questões. A versão dos pais permite a escolha das questões e acesso às respostas e desempenho dos filhos. E todo o conteúdo sobre a Covid-19 no app é baseado nas informações da OMS.

​> Em site especial, saiba mais sobre o coronavírus

Já para os maiores, Geekie Games está oferecendo bolsas para 20 mil alunos de escolas públicas. A plataforma foi selecionada em 2016 como a ferramenta de estudos oficial para o Enem e contou com o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura. No Geekie, o estudante faz uma prova de nivelamento e, a partir desses dados, o sistema cria um roteiro personalizado de estudos. E vai acompanhando seu desempenho.

São mais de 640 aulas e 5,7 mil exercícios disponíveis. Um aviso: não adianta chutar. A inteligência artificial da plataforma sabe exatamente quando você arriscou. Mais informações no site.

Colunistas