A influenciadora Fabiana Justus, filha de Roberto Justus, contou aos seguidores nesta sexta-feira (26) que conheceu o doador que possibilitou que ela realizasse o transplante de medula óssea, em 2024. Fabiana fez o transplante como parte do tratamento da leucemia mieloide aguda.

Continua depois da publicidade

Diagnosticada em janeiro de 2024, Fabiana Justus contou aos seguidores que estava com a doença e que iria passar por quimioterapia e outros tratamentos contra a leucemia. Em abril de 2024, ela conseguiu fazer o transplante e recebeu alta.

“Eu estou muito emocionada, conheci meu doador. Hoje houve a quebra de sigilo, pois completou um ano e meio desde o dia em que ele doou a medula para mim”, escreveu Fabiana nas redes sociais dizendo que foi um momento importante e cheio de emoção.

Veja fotos da influenciadora Fabiana Justus durante o transplante

Continua depois da publicidade

Como funciona o sigilo do doador de medula óssea

O sigilo no brasil para o receptor e doador de medula óssea é rigoroso. Ele protege a identidade dos dois conforme as políticas do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). O sigilo serve para preservar a privacidade das partes envolvidas.

O anonimato permanece durante todo processo de transplante e para ambos. A quebra desse sigilo só é permitida 18 meses após a data do transplante. Para isso precisa haver consentimento mútuo, tanto do doador, quanto do receptor.

Entre seis e 18 meses, doador e receptor podem trocar correspondências via Redome. Depois dos 18 meses, as identidades podem ser reveladas e o encontro é mediado também pelo órgão. A confidencialidade também impede a comercialização ilegal da doação e abusos relacionados.

Continua depois da publicidade

Em tratamento contra leucemia, Fabiana Justus posta vídeo raspando a cabeça