A influenciadora Isabel Veloso, anunciou nessa segunda-feira (12) que o câncer em estado terminal que ela vinha enfrentando está em processo de remissão. O tipo de câncer da influencer de 18 anos é o o Linfoma de Hodgkin.

Continua depois da publicidade

Isabel ficou famosa depois de anunciar que tinha câncer em estado terminal e que também estava grávida. Depois de interromper o tratamento durante a gravidez, a influenciadora voltou ao tratamento depois do nascimento da criança.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Relembre o histórico de saúde de Isabel Veloso

Continua depois da publicidade

O que é remissão de câncer?

Segundo o g1, a remissão de um câncer se dá quando nenhum exame o detecta mais. O significado desse exame pode significar cura ou que o tumor diminuiu de tamanho, que não pode ser mais identificado por exames.

Ou seja, remissão não significa que o câncer sumiu totalmente. As pessoas precisam continuar monitorando e fazendo consultas e exames regularmente.

Para o professor Rodrigo Calado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), cura do câncer é quando ele é erradicado totalmente. Isso só pode ser dito depois de cinco anos sem sinal da doença. Por esse motivo que o termo usado é remissão.

Continua depois da publicidade

Especialistas alertam também para o fato das células cancerígenas permanecerem no corpo por anos, e isso pode fazer com que o câncer volte depois de um tempo. Quando acontece se dá o nome de recidiva ou recorrência.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Existe remissão de câncer terminal?

Para o oncologista Ricardo Caponero, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), um paciente em estado terminal entrar em remissão é algo raro, mas pode acontecer. Nestes casos, a remissão parcial é o que costuma acontecer, quando o tumor diminui de tamanho mas não desaparece.

Leia também

“Venci”: Isabel Veloso, influencer em estado terminal, anuncia a remissão do câncer