Fundada em 1945, na cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, a Catarinense completou 80 anos de história em 2025. Nascida com o propósito de ser a fonte de saúde do Brasil, a trajetória da marca começou em 1919, quando Alberto Bornschein, bisavô do atual presidente, Alexandre Bornschein Silva, fundou a Farmácia Minerva em Curitiba, Capital do Paraná. Em 1922, Alberto expandiu os negócios com uma Drogaria Catarinense, em Joinville, marco inicial do que viria a se tornar o laboratório.

Continua depois da publicidade

A Catarinense atua no setor farmacêutico e permanece como uma empresa familiar, guiada pelos valores: alegria, humildade e honra. O propósito “Ser a Fonte de Saúde do Brasil”, criado em 1945, é um compromisso que permanece vivo até hoje na organização.

Com matriz em Joinville e filial em Aparecida de Goiânia/GO, a empresa conta com mais de 800 colaboradores, e é líder em Ômega 3 no Brasil e responsável por marcas consagradas como o Melagrião, o xarope fitoterápico número 1 do país, o tradicional Sadol e a linha completa Catarinense Nutrição. O portfólio da marca conta com mais de 500 medicamentos e suplementos que acompanham gerações de brasileiros.

Há cinco anos, Alexandre Bornschein Silva assumiu a presidência, representando a quarta geração da família na gestão do negócio. “No passado, saúde significava a ausência de doenças, portanto, nosso portfólio era dedicado à cura. Hoje, saúde significa cuidado, prevenção e bem-estar. Dessa forma, nosso portfólio atual contempla também uma gama de suplementos nutricionais olhando para saúde preventiva”, afirma o presidente.

A sucessão já está em andamento e conta com o “Conselho do Futuro”, grupo formado por filhos e sobrinhos da nova geração que acompanha os bastidores da empresa e se prepara para os próximos capítulos dessa história.

Continua depois da publicidade