O advogado catarinense Georghio Alessandro Tomelin é um dos nomes cotados para integrar a equipe do novo ministro da Justiça. Ricardo Lewandowski assume o cargo no dia 1º de fevereiro, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e está definindo a composição do time.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Tomelin é blumenauense, morou na cidade até os 16 anos e frequentava o Colégio Bom Jesus, um dos mais conceituados no município. Os dois têm uma relação próxima, trabalham juntos há mais de 10 anos e Lewandowski esteve em duas bancas de doutorado do catarinense.

— Seria uma honra ajudar o professor Lewandowski no Ministério da Justiça — afirma o advogado.

Tomelin conta que Lewandowski tem um grande grupo de professores com os quais trabalha. Todos foram avisados sobre a montagem da equipe e, embora nenhum esteja em campanha para uma vaga específica, “nenhum deles tem condição de dizer não se ele chamar”, diz o advogado blumenauense.

Continua depois da publicidade

— Sou professor na área de Direito Público, trabalho com Direito Administrativo faz quase 30 anos. Muitos defendem que deveria ir ajudar o professor Lewandowski. Por isso meu nome acaba sendo citado. Penso, de todo modo, que posso ajudar mais em algum conselho em que os temas do Ministério da Justiça sejam debatidos. Isso já seria uma enorme honra — frisa.

O novo ministro

Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 10 de janeiro. Ele vai substituir Flávio Dino no Ministério da Justiça, que assumirá uma cadeira no Supremo em fevereiro.

Lewandowski se aposentou em abril de 2023 após completar 75 anos, idade máxima para ocupar uma cadeira na Corte. Ele entrou no Supremo em 2006, indicado pelo presidente Lula.

Leia mais

Defesa Civil de SC define obras de prevenção de enchentes prioritárias para Vale do Itajaí

Como lei federal para pessoas em situação de rua impactará SC: “só tem benefícios”

Destaques do NSC Total